Mais
×

Como colar pedras polidas na madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Faça atraentes obras de arte colando itens como botões, papel, tecido, pedras preciosas e outros tipos de pedras junto à madeira. Se compradas em uma loja de artesanato ou se coletadas em lagos, as pedras polidas irão requerer uma atenção especial ao serem incorporadas em uma colagem, pois lhes faltarão a porosidade que a maioria das colas artesanais mais tradicionais necessitam para garantir uma melhor aderência. A partir de uma superfície de madeira adequadamente preparada e de uma cola projetada para joias, será possível realizar decorações junto às pedras e à madeira, que durarão por muitos anos.

Instruções

Coloque a sua coleção em exposição, colando as pedras polidas junto à madeira (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Remova o acabamento antigo da madeira, tais como tintas e vernizes. A remoção de qualquer revestimento liso ou lustroso exporá os poros da madeira e aumentarão a retenção da cola sobre a sua superfície. Faça a remoção do acabamento, cobrindo-o com removedor de tinta e verniz. Para a segurança ambiental e humana, use um removedor natural que não agrida o meio ambiente.

  2. Aguarde o removedor suavizar o acabamento da madeira para, em seguida, limpe-a com uma espátula ou um raspador de tinta, toalhas de papel e palha de aço fina. Lave a madeira com água, deixando-a secar completamente.

  3. Coloque uma gota de cola para joias sobre o centro da primeira pedra, escolhendo o lado mais plano para fazer a colagem. A maioria das superfícies das pedras que entram em contacto com a madeira cria um vínculo melhor. Apenas aplique uma pequena gota de cola, pois ela se espalhará ao ser pressionada na pedra. Se for aplicada muita cola, ela acabará por escorrer, criando um acúmulo de cola seca que prejudicará a beleza do trabalho artístico. Reduza os riscos ambientais e proteja a sua própria saúde, utilizando uma cola à base de água, que não seja tóxica.

  4. Com firmeza, pressione a pedra na madeira. Rapidamente, utilizando um pano úmido ou uma esponja, limpe qualquer restante de cola, impedindo que ela escorra para fora. Continue a colagem e pressione as pedras restantes.

  5. Com cuidado, coloque livros grandes por cima das pedras a fim de fazer alguma pressão sobre elas enquanto a cola seca. Deixe-a secar durante o tempo indicado nas instruções.

O que você precisa

  • Removedor de tinta e verniz
  • Espátula ou raspador de tinta
  • Toalhas de papel
  • Lã de aço
  • Cola para joias
  • Pano ou esponja
  • Livros
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article