×
Loading ...

Como colocar cortiça em um clarinete

Atualizado em 27 março, 2017

O clarinete é um instrumento de sopro constituído de quatro peças principais e várias chaves. As juntas usam tiras finas de cortiça para almofadar e ajudar e segurar cada peça na montagem. Com o tempo, essas tiras de cortiça ficam desgastadas ou danificadas e precisam de substituição para assegurar que o instrumento continue funcionando bem. Colocar cortiça em um clarinete é relativamente simples, mas requer tempo e paciência.

Instruções

As cortiças de clarinete necessitam de manutenção regular (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Remova a cortiça velha ou danificada da junta usando o alicate de encanador. Coloque pressão suficiente apenas para prender a cortiça. Não pressione demais ou poderá danificar o clarinete.

    Loading...
  2. Vire o alicate em uma direção enquanto gira o clarinete para a outra. Assim que a cortiça for removida, limpe quaisquer detritos da junta com um pano limpo.

  3. Marque sua folha nova de cortiça com uma caneta, usando a velha como modelo. Use uma lâmina de barbear para cortar a nova peça de cortiça. Corte o comprimento um pouco maior do que está marcado. Isso é para que você possa cortá-la mais tarde para assegurar que as pontas estejam niveladas quando for aplicar à junta.

  4. Enrole a cortiça em volta da junta. Marque a ponta sobreposta onde ela encontra a outra ponta. Corte a ponta maior na marca feita. Certifique-se que estas estejam completamente niveladas uma vez que a cortiça estiver enrolada em volta da junta.

  5. Disponha a nova peça de cortiça em uma superfície plana. Lixe-a com uma lixa em bloco. Ela deve ficar um pouco mais grossa que a peça de cortiça antiga.

  6. Aplique uma camada fina de cola ou cimento líquido ao interior da tira de cortiça. Enrole a tira de cortiça em volta da junta. Deixe que a cola seque. Use a lixa em bloco para lixar a cortiça uniformemente até que uma das juntas deslize até a metade da outra, sem óleo.

Loading...

O que você precisa

  • Alicate de encanador
  • Pano limpo
  • Cortiça
  • Lâmina de barbear
  • Lixa em bloco
  • Cola ou cimento líquido

Referências

Loading ...
Loading ...