Mais
×

Como colocar ferraduras em um cavalo

Atualizado em 17 abril, 2017

Colocar ferraduras em cavalos é uma tarefa técnica e deve ser levada a cabo apenas por pessoas experientes. Ferradores não apenas as colocam, como também equilibram os pés do cavalo aparando o casco, e podem corrigir quaisquer problemas que ele tiver. Eles também são treinados para lidar com problemas médicos que surgirem nos pés e cascos. Entender o processo é importante para qualquer um envolvido nos cuidados do cavalo, sendo assim capaz de resolver quaisquer problemas rapidamente.

Instruções

Colocar uma ferradura em um cavalo requer habilidade e ferramentas especiais (horse shoe molding1 image by MLA Photography from Fotolia.com)

    Removendo a ferradura

  1. Segure o pé entre os joelhos. Bata na cabeça dos pregos, conhecida como aprumo, usando um martelo e um tampão, gire as cabeças dos aprumos com a fenda do martelo.

  2. Coloque a pinças entre a ferradura e o pé. Folgue gentilmente, começando pelo calcanhar, seguido do dedão.

  3. Aperte a ferradura com as pinças no dedão quando estiver frouxo. Puxe para trás em direção à ranilha até que ela se solte.

    Preparando o pé

  1. Limpe a sola e a ranilha. Verifique as condições, a forma e o equilíbrio do pé.

  2. Apare qualquer crescimento da parede usando uma faca. Corte o casco mais longo usando um cortador de casco.

  3. Apare as partes irregulares da ranilha e da sola. Cuidado para não cortar demais, já que o cavalo pode ficar dolorido e abatido, além de correr um sério risco de infecção por conta da ferida aberta.

  4. Use a grosa no pé para criar uma superfície capaz de suportar um nivelamento, primeiro pelos lados e dedões, e no calcanhar, se necessário.

    Preparando a ferradura

  1. Aplique um encaixe de ferraduras no pé e verifique se serve.

  2. Aqueça a ferradura na forja e coloque em uma bigorna para moldar. Enquanto ela ainda estiver quente, coloque no pé do cavalo para verificar o encaixe. Remova o encaixe e verifique. A queimadura do chifre demonstra o contato entre o pé e a ferradura.

  3. Ajuste a ferradura de acordo, usando o martelo e a bigorna até que um encaixe perfeito seja obtido.

  4. Esfrie a ferradura na água fria.

    Pregando a ferradura

  1. Coloque a ferradura no pé em posição e ponha os pregos pelos buracos. Use três pregos por dentro e quatro por fora. Pregue o dedão primeiro, depois o calcanhar, depois alterne entre os lados para garantir que esteja pregado uniformemente.

  2. Verifique se as cabeças dos pregos estão aparecendo em linha na parede do casco. Gire para formar um aperto.

  3. Use a grosa pra lixar um pouco embaixo dos aprumos. Use as pinças nos aprumos enquanto estiver martelando para apertar os pregos.

  4. Aperte os aprumos contra o casco, usando o aprumador. Verifique se estão nivelados com a parede do casco. Use a grosa levemente para aprumar.

  5. Bata levemente nas presilhas para encaixar. Use a grosa na borda da parede onde ela se encontra com a ferradura para aprumar e evitar fraturas.

Dicas

  • Verifique se o cavalo demonstra sinais de abatimento quando estiver de pé ou trotando.

O que você precisa

  • Tampão
  • Martelo
  • Grosa
  • Faca
  • Cortador de cascos
  • Pinça
  • Aprumo
  • Bigorna
  • Forja
  • Água gelada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article