on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como colocar molduras ao redor de janelas

Atualizado em 20 julho, 2017

Molduras são o acabamento ao redor de janelas que esconde a fenda entre o quadro da janela e a parede. A moldura adiciona um toque de acabamento ao cômodo e permite que você deixe sua marca na sala, escolhendo o estilo a ser usado.

Instruções

As molduras funcionam como um toque de acabamento ao redor de uma janela (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça a moldura para determinar sua largura. Meça a janela e faça uma marca a 6 mm do lado de dentro do quadro da janela. Risque essa última com o giz por todo o quadro usando o esquadro, para que haja um desenho de uma caixa na janela, a 6 mm do lado de dentro do quadro e por toda a sua volta. Meça essa caixa de lado a lado e de cima para baixo. Para cada uma dessas medidas, adicione a largura da moldura.

    Loading...
  2. Corte a moldura para a parte superior da janela. Configure uma caixa de esquadria para um corte de 45 graus. Coloque uma ponta da moldura na caixa e faça um corte nessa ponta. O lado com a ponta maior do corte é o lado externo da moldura. Determine o tamanho necessário, a largura da caixa de giz mais a largura da moldura. Meça o lado externo da moldura, da ponta até o comprimento necessário, e faça um marca de giz. Coloque essa ponta da moldura na caixa de esquadrias, para que a marca esteja no canto da borda externa da peça, e faça o corte.

  3. Corte o pedaço inferior da moldura com as mesmas medidas e usando o mesmo processo da parte superior.

  4. Corte ambas as molduras laterais. Elas são cortadas e medidas da mesma maneira que as molduras superior e inferior, mas as medidas para ambas as peças nas bordas externas são o comprimento da caixa de giz de cima até embaixo.

  5. Instale a moldura superior. Alinhe a borda interior da moldura superior com o topo da caixa de giz. Isso deve deixar uma pequena aba do quadro da janela aparecendo, chamada de abertura. Use os pregos de acabamento a cada 40 a 45 cm para anexar a moldura, inserindo um prego em cada local no quadro da janela e outro no da parede ao redor da janela.

  6. Instale os dois pedaços laterais. Alinhe os cortes das esquadrias com os da moldura superior. Os cantos de ambos os pedaços devem se encontrar com os cantos do topo, e as bordas internas dos pedaços laterais devem se alinhar com os dois lados da caixa de giz. Anexe-os com os pregos de acabamento ao quadro da janela e ao da parede a cada 40 a 45 cm.

  7. Instale a parte inferior. Os cortes devem estar alinhados com os das molduras laterais, e a borda interna deve se alinhar com a caixa de giz. Anexe com os pregos de acabamento, da mesma maneira que foi feito com os outros pedaços da moldura.

  8. Limpe o giz remanescente e garanta que a moldura está anexada firmemente.

Loading...

O que você precisa

  • Moldura
  • Fita métrica
  • Giz
  • Esquadro
  • Caixa de esquadrias
  • Serra de esquadria
  • Pregos de acabamento
  • Martelo

Referências

Loading ...
Loading ...