Mais
×

Como combater o desmatamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A destruição das florestas do mundo (desmatamento) afeta ele como um todo. O desmatamento provoca inundações, alterações climáticas, erosão, perda de habitats de animais e prejudica a biodiversidade em geral. O combate ao desmatamento deve estar na mente de todos os seres humanos, pois o futuro da Terra depende dele.

Instruções

  1. Discuta o desmatamento com empresários cujas empresas colhem materiais ou usem produtos de florestas. Durante essas conversas, recomende que elas façam seu trabalho com o mínimo de impacto ambiental possível. Ensine-as a utilizar as florestas e as árvores de forma responsável e que elas saibam a importância de serem ambientalmente conscientes.

  2. Plante árvores para compensar as destruídas pela humanidade. Este processo, conhecido como reflorestamento, ajuda a tornar uma floresta sustentável ao não permitir que ela desapareça totalmente. Muitas organizações voluntárias plantam árvores em florestas em todo o mundo. Afilie-se a uma dessas organizações ou simplesmente plante árvores por si mesmo. Isso pode ajudar muito na luta contra o desmatamento.

  3. Fale com os políticos locais. Insista para que o governo local crie uma legislação para que as empresas na sua região sejam mais responsáveis com a maneira que usam as florestas. Você também pode ajudar a apoiar uma legislação que crie penalidades para empresas que não agirem de forma responsável.

  4. Tente fazer com que as florestas locais se transformem em parques nacionais, monumentos nacionais ou florestas nacionais. Isso torna as florestas propriedade do governo federal, o que lhes proporciona proteção contra práticas que causem o desmatamento. Escreva para os políticos do governo local para apoiar estas designações.

  5. Boicote as empresas que não são ambientalmente responsáveis sobre a questão do desmatamento. Evite usar produtos feitos por elas. Se muita gente fizer isso, uma empresa pode captar a mensagem que precisava para se tornar mais ambientalmente consciente. Além disso, escreva cartas para elas dizendo-lhes sobre o seu boicote.

  6. Reduza, reutilize e recicle. A colheita de árvores para a produção de papel e produtos desse material é uma das maiores causas do desmatamento. Se você reduzir a quantidade de papel que usa, ou se reutilizar ou reciclar seus produtos feitos de papel, menos árvores precisarão ser cortadas e menos florestas serão destruídas. Produtos assim, como guardanapos, toalhas de papel, lenços de papel e papel timbrado são facilmente reciclados, reduzidos ou reutilizados.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article