Comparação entre lavadoras com abertura superior e frontal

Escrito por anne madison | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre lavadoras com abertura superior e frontal
Qual é a melhor máquina de lavar? (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Quando você pensa em comprar uma máquina de lavar roupas ou até mesmo uma secadora, depara com uma incrível variedade de opções. As que possuem abertura frontal estão na moda. Mas não compre nada antes de comparar todas as opções e ter certeza de que essa é a máquina ideal para as suas necessidades, porque você pode acabar descobrindo que um modelo convencional pode lhe atender melhor.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Há dois tipos de máquinas de lavar roupa com abertura superior: a convencional tem um tambor vertical para a colocação das roupas e um agitador no centro (sistema de lavagem por turbilhonamento). As versões mais recentes e mais eficientes em termos de consumo de eletricidade usam a mesma tecnologia das máquinas com abertura frontal, só que com um tambor vertical sem a presença do agitador.

As máquinas com abertura frontal têm um tambor horizontal, mas não têm agitador (sistema de tombamento) porque elas usam a gravidade para ajudar a virar as roupas, ou ainda uma espécie de prato para tombar as peças.

Já as secadoras, quase todas, são com abertura frontal. Mas, nos EUA, a Fisher and Paykel fabrica uma linha com abertura superior que funcionam da mesma maneira, eliminando, no entanto, a necessidade de ter que agachar para colocar a roupa na máquina. Além disso, essa linha traz duas novidades interessantes: um balde para os fiapos de tecido e um filtro autolimpante.

Os benefícios

As máquinas tradicionais, com abertura superior, oferecem a vantagem de uma tecnologia simples e de eficiência comprovada através dos tempos, além de uma manutenção descomplicada. Elas também são as mais baratas do mercado e os modelos mais modernos aliam a facilidade de uso à eficiência em termos de consumo de água e energia elétrica, porque não possuem agitadores.

Já as máquinas com abertura frontal são muito eficientes: usam praticamente metade do volume de água e também consomem menos energia. Outra vantagem é que elas tratam as roupas com mais delicadeza e as deixam mais limpas e mais secas.

No comparativo entre as secadoras com abertura superior e frontal, a vantagem desta última é que não é preciso se abaixar para carregá-la ou descarregá-la. Os usuários da Fisher and Paykel, nos Estados Unidos, também apontam o balde para fiapos de tecido como uma vantagem.

Pontos fracos

Uma máquina convencional, com tampa na parte de cima, usa muita água e o seu agitador pode danificar as roupas.

Os modelos de alta eficiência às vezes sofrem falhas na placa de circuito, e algumas pessoas reclamam que eles deixam as roupas amassadas, além de exigirem a adição de um sabão em pó especial.

A máquina com tampa frontal usa uma tecnologia nova e, por isso, tende a precisar de mais reparos, mas pode ser difícil achar um técnico que saiba como fazer o conserto e as peças de reposição costumam ser caras. Um dos maiores problemas desse modelo é a água que fica acumulada na gaxeta e que pode criar uma camada de lodo interna. Também é necessário usar um sabão em pó especial e de alta eficiência nessas máquinas. Além disso, elas dão mais trabalho para carregar e descarregar.

Em testes, as secadoras de roupa com abertura superior não obtiveram um desempenho tão bom quanto os modelos tradicionais com abertura frontal. E elas também exigem mais manutenção.

Comparação de custos

No mercado brasileiro, as máquinas convencionais, com abertura superior, são uma alternativa mais em conta, com modelos bem avaliados disponíveis por cerca de R$ 1.000,00.

As máquinas com abertura frontal são, em geral, mais caras e, se ajudam a economizar na conta de água e luz, podem pesar no bolso na hora da manutenção.

As secadoras ainda não são muito populares no Brasil, mas o consumidor encontra dois tipos diferentes: o modelo suspenso e o com abertura frontal. Não há secadoras com abertura superior disponíveis no país.

Considerações

Se você tiver problemas de coluna, pode ser interessante optar por um modelo com abertura superior para eliminar o levanta-e-abaixa na hora de lavar as roupas. Fique atento, porque a tendência é que as máquinas com abertura superior desapareçam do mercado no futuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível