on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da máquina de escrever

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante décadas, a mais sofisticada máquina de processamento e impressão de textos foi a máquina de escrever. Com o advento da era digital, computadores pessoais substituíram as máquinas de escrever em grande parte das casas e escritórios ao redor do mundo. Contudo, apesar de algumas desvantagens óbvias, ainda existem algumas razões para possuir e utilizar uma máquina de escrever.

Algumas máquinas de escrever "vintages" são antiguidades valiosas (typewriter machine image by Lario Tus from Fotolia.com)

Falta de memória

Uma das maiores desvantagens de uma máquina de escrever manual é a ausência de qualquer tipo de memória. Como os usuários não podem armazenar o que eles escrevem, eles precisam reescrever um documento a cada vez que fazem uma revisão ou precisam de outra cópia. Máquinas de escrever também não oferecem nenhuma forma de arquivas trabalhos antigos que não seja manter as páginas impressas em um arquivo em outro lugar.

Loading...

Dificuldade de revisão

Como elas imprimem uma letra por vez enquanto os usuários digitam os documentos, máquinas de escrever dificultam fazer quaisquer correções. Em alguns casos, um escritor pode fazer pequenas correções usando corretivo líquido, mas outros grandes erros, como erros de ortografia ou pontuação inadequada, podem exigir que eles tenham que redigitar uma página inteira de um documento.

Forma física

Máquinas de escrever também são inconvenientes em termos de sua forma. A maioria dos modelos, mesmo os compactos e “portáteis”, são pesados e volumosos. Máquinas de escrever muitas vezes também são barulhentas, especialmente em ambientes como escritórios grandes, onde várias são utilizadas ao mesmo tempo.

Colecionável

Uma das maiores vantagens de máquinas de escrever é a nostalgia que elas provocam. Para pessoas que podem lembrar os tempos anteriores ao computador pessoal, máquinas de escrever podem simbolizar uma era mais simples ou um passado idealizado. Máquinas de escrever às vezes também são valorizadas por sua aparência, com os modelos mais antigos e ornamentados assumindo um status colecionável.

Permanência

Outra vantagem da máquina de escrever é o fato de que tudo que é escrito é permanente e com uma cópia pronta imediatamente. Sem a necessidade de salvar um documento digital ou imprimi-lo, não existe atraso na impressão ou risco de apagar o arquivo por engano. As máquinas de escrever também permitem ao escritor possuir um rascunho daquilo que escreve, sem ter de fazer outra cópia para isso.

Custo

Máquinas de escrever pequenas e portáteis são geralmente baratas, ambos os modelos utilizados hoje e no tempo em que eram novos. Além de ter um custo inicial baixo, máquinas de escrever utilizam fitas de tinta baratas, que custam muito menos que os tôneres e cartuchos de tinta de impressoras modernas de computador.

Independência

Uma vantagem de uma máquina de escrever manual é a sua independência de redes elétricas e digitais. Diferentemente de computadores, que precisam estar ligados à eletricidade e são suscetíveis a hackers, máquinas de escrever trabalham manualmente e funcionam em qualquer lugar. Isto faz com que a máquina de escrever seja a ferramenta de escolha para trabalhar em locais remotos ou em condições que não sejam ideais, onde o serviço elétrico é intermitente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...