Por que o meu computador apresenta a mensagem "modo não suportado?"

Escrito por erin mcmanaway | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o meu computador apresenta a mensagem "modo não suportado?"
É possível corrigir o erro de monitor não suportado (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A instalação de um novo monitor e a alteração das configurações do monitor atual podem fazer com que seja exibida a mensagem de erro "Modo não suportado". Esse erro geralmente acontece em uma tela completamente branca, impedindo a visualização normal do Windows para a resolução do problema. É possível corrigir isso utilizando o "Modo de segurança" e ajustando as configurações do seu monitor. Também é possível configurar as opções do Windows para impedir a escolha acidental de um modo não suportado.

Outras pessoas estão lendo

Causa

O seu computador oferece vários modos de resolução diferentes para o seu monitor, possibilitando alterar o seu modo de exibição de acordo com o tamanho e a dimensão física da tela. Algumas vezes, os programas — especialmente jogos que utilizam placas de vídeo 3D — também podem alterar a resolução do seu monitor. Quando você tenta alterar a resolução dele para um tamanho não suportado pela placa de vídeo do seu computador, será exibida a mensagem de erro "Modo não suportado".

Solucionando problemas no modo de segurança

Pode ser impossível corrigir um erro de "Modo não suportado" sem inicializar o seu computador no "Modo de segurança". Ele pode alterar automaticamente a resolução para o padrão mais baixo, permitindo visualizar e alterar as configurações padrão do seu monitor. Reinicialize o seu computador e aperte repetidamente a tecla "F8" até que a opção "Modo de segurança" possa ser selecionada. Já nesse modo, abra o menu "Iniciar" e digite "resolução da tela" na caixa de texto. Você poderá então abrir as configurações de resolução de tela e alterá-las no "Modo de segurança". Reinicialize no modo normal, conservando as configurações utilizadas no Modo de Segurança e removendo o erro de outrora.

Drivers de placas de vídeo

Certifique-se de sempre possuir as versões mais recentes dos drivers das placas de vídeo instaladas no seu computador. Drivers atualizados suportam uma variedade maior de tamanhos de resolução, impedindo o erro de modo não suportado em jogos e outros programas qua podem alterar essa configuração. Acesse o site do fabricante da placa de vídeo, localize o modelo e faça download dos arquivos de driver mais recentes. Normalmente, basta dar um clique duplo no arquivo para instalá-los. Se necessário, reinicie o seu computador para completar a instalação.

Ocultar modos não suportados

O Windows nem sempre irá ocultar todos os modos de resolução não suportados no menu de seleção. Remova-os nas configurações do monitor para impedir que eles sejam escolhidos acidentalmente por algum usuário. Abra o menu "Iniciar" e clique em "Painel de controle". Selecione a opção "Aparência e personalização" e escolha "Ajustar a resolução da tela". Clique em "Configurações avançadas" e depois na guia "Monitor". Marque a caixa de seleção ao lado de "Ocultar os modos que este monitor não pode exibir" e salve as alterações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível