Como fazer seu computador ligar mais rápido

Escrito por ehow contributor | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer seu computador ligar mais rápido
Faça seu computador ligar mais rápido (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Quando eu trabalhava na sala de redação de uma estação televisiva, demorava tanto para ligar os computadores que fomos orientados a não desligá-los, para o caso do próximo turno precisar deles para uma notícia inédita. Hoje eu trabalho principalmente no meu escritório em casa. Eu costumava tomar uma xícara de café cheia todas as manhãs, enquanto esperava o meu computador de mesa ligar, mas descobri algumas maneiras de economizar tempo para compartilhar com vocês.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    O maior problema é que, quase todas as vezes em que você instala um software novo, ele é carregado quando você inicia o computador. Eu tenho aplicativos que raramente uso, como reconhecimento ótico de caracteres, e tenho aqueles que uso várias vezes ao dia, como o MS Outlook. Carregar o software somente quando você precisa pode reduzir significativamente o tempo de inicialização. Para visualizar o que está sendo carregado agora e para escolher no Windows XP, clique no menu Iniciar. Vá até Executar. Digite "msconfig" (sem aspas). Você verá abas, e provavelmente verá selecionada a opção Inicialização Normal, que carrega todos os drivers de dispositivos e serviços. Selecione "Inicialização Seletiva", em vez de "Inicialização Normal". No menu de Inicialização Seletiva, eu selecionei Processar o arquivo SYSTEM.INI, Processar arquivo Win.INI, Carregar serviços do sistema, Carregar itens de inicialização e Usar BOOT.INI original. Se você for um usuário avançado e sabe o que está fazendo, pode selecionar ou tirar a seleção dessas opções conforme preferir. Se você clicar em tudo exceto "Serviços" e então clicar em "Desativar Tudo" seguido de "OK", você acabará inicializando em Modo de Segurança. Nosso objetivo aqui é minimizar a quantidade de programas selecionados na aba Inicializar. Clique nessa aba. Nela, você irá achar uma longa lista de aplicativos como o ALCMTR e o hpsysdrv. Eu procurei por todos eles no Google para pesquisar o que eles fazem. Sites como processlibrary.com foram úteis em determinar se eu devo habilitar ou desabilitar essas aplicações quando inicializar o computador. No momento, eu selecionei somente um terço de aplicativos listados. Minha máquina inicializa mais rápido e eu não percebi perda de performance.

  2. 2

    Enquanto você estiver no msconfig, dê uma olhada na aba "BOOT.INI". Você verá uma opção chamada "Timeout". Essa opção está normalmente determinada como 30, o que causa meio minuto de atraso. Você pode mudar para três segundos, mas não menos do que isso. Feche essa aba, clique em "OK" e reinicie para que as mudanças possam ser realizadas. A primeira vez que você reiniciar, provavelmente verá uma janela aparecer na tela dizendo que você está no Modo de Inicialização Seletiva. Você pode desativar a janela, mantendo suas configurações.

  3. 3

    Certifique-se de não estar carregando cavalos de tróia ou adware enquanto inicializa o computador. Você deve não somente manter atualizado seu software de antivírus, como McAfee ou Norton, mas também carregar e instalar um programa para combater adware, como o Lavasoft's Ad Adware, que é gratuito para uso particular e faz um bom trabalho removendo pop-ups e rastreando cookies e outros spywares.

  4. 4

    Pelo menos uma vez ao mês, limpe seu histórico de arquivos temporários da internet pelo seu navegador, esvazie sua lixeira, salve arquivos desnecessários num drive de back-up e faça uma desfragmentação de disco. Em Meu Computador, clique com o botão direito no disco rígido. Clique em "Propriedades", selecione "Ferramentas" e depois "Desfragmentação". Isso demorará um pouco, então tente não executar nenhum aplicativo, inclusive a proteção de tela, enquanto realiza essa tarefa. Quando seus arquivos estiverem mais próximos uns dos outros, eles serão inicializados mais rapidamente. Você também pode dar uma olhada em sua pasta de cookies e ir apagando aqueles dos quais não precisa. Eu mantenho somente aqueles que me permitem acessar rapidamente meus sites favoritos.

  5. 5

    Use o Modo de Espera. Já que a maioria do tempo de inicialização é usado para carregar programas, o modo de espera poupa tempo retendo esses programas na memória. Esse modo poupa energia desligando drives e monitores, que são os que mais gastam energia. No Painel de Controle, você pode programar seu computador para entrar em Modo de Espera automaticamente depois de um certo período de tempo. No Windows XP, a opção modo de espera aparece quando você decide desligar o computador. Documentos e programas abertos são armazenados na memória volátil. É um jeito rápido de torná-los ativos, e eu geralmente uso quando saio durante a tarde para me exercitar, mas é útil para salvar tudo antes de entrar em Modo de Espera. Se houver queda de energia, suas modificações mais recentes irão "evaporar". Eu não uso o Modo de Espera por mais que algumas horas porque meu computador é excêntrico e costuma sair do modo sozinho, mas é o único jeito de configurá-lo para usar o HD para gravar um programa de televisão.

  6. 6

    Selecione Modo de Hibernação. Uma melhor escolha para um desligamento noturno seria o modo de hibernação, que salva uma imagem dos aplicativos e documentos abertos do seu computador no seu HD. Se você for até o Painel de Controle do computador, pode configurar para entrar e sair da hibernação através do interruptor de energia. Você também pode configurar para seu computador entrar em hibernação após um determinado período de tempo em que ele não foi usado. No menu Iniciar, acesse Painel de Controle. Dê um clique duplo em "Opções de Energia". Clique em na aba "Hibernar" para ativar a hibernação. Selecione suas opções e clique em OK. Quando você decidir não usar seu computador durante determinado dia, vá até menu Iniciar e selecione "Desligar o computador". Segurando a tecla "Shift", uma nova opção de Hibernação aparecerá. Clique nela e seu computador será desligado temporariamente, voltando a funcionar muito mais rápido quando você precisar.

Dicas & Advertências

  • Quando seleciono modo de Hibernação, meu computador às vezes liga sozinho. Como meu computador e todos os periféricos estão ligados a um protetor contra curto-circuito, agora dou um passo a mais desligando-o quando saio de perto da máquina.
  • Se você desligar seu computador no Modo de Espera e ele estiver com um drive externo conectado, precisará reiniciar tudo novamente quando voltar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível