×
Loading ...

Como concluir um projeto de pesquisa

Atualizado em 17 abril, 2017

Introduções e conclusões servem como uma moldura para um projeto de pesquisa e são, na maioria das vezes, bem mais difíceis de se escrever do que o corpo do texto. A conclusão deve focar nos pontos e ideias que foram apresentados para que o leitor entenda plenamente o ponto de vista do trabalho. A conclusão é sua última instância então você deve sempre deixá-la marcante.

Instruções

Escrever uma conclusão é, geralmente, difícil, pois os escritores sentem que já disseram tudo que tinham para dizer sobre o assunto (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Passos

  1. Utilize a conclusão para finalizar sucintamente e claramente os pontos de que falou no projeto. Resuma brevemente seus pontos principais e não entre em muitos detalhes em cada um separadamente. Explique cada ponto com apenas uma frase.

    Loading...
  2. Termine seu projeto de pesquisa com uma pergunta, ou sugira um novo ponto de vista sobre o assunto. Se você sentir que há coisas sobre as quais você não entrou em detalhes, encoraje seu leitor a pesquisar mais sobre o assunto.

  3. Cuidado com a estrutura. A estrutura da conclusão é tão importante quanto a estrutura do corpo do texto. Se você é um escritor inexperiente, uma boa maneira de evitar repetir a si mesmo é usar palavras chaves como 'primeiramente', 'em segundo lugar' e montar sua conclusão com elas.

  4. Não insira novas informações. Conclusões não são o lugar certo para isso. O que quer que tinha para dizer, você já deveria ter dito no corpo do projeto de pesquisa. Quando chegar na conclusão, tudo que resta para fazer é finalizar.

  5. Dê ao projeto um senso de que está acabado. Isso poderá ser alcançado com uma pergunta apropriada, uma afirmação inteligente, uma metáfora interessante ou algo mais que enfatize a importância do tópico de seu projeto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...