Como conectar dois formulários em Visual Basic

Escrito por rick leander | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conectar dois formulários em Visual Basic
Um formulário "modal" bloqueia o formulário principal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os projetos tradicionais de formulário de Windows do Visual Basic fornecem dois métodos para criar formulários. O método "Show Dialog" (Mostrar diálogo) abre o segundo formulário no modo diálogo, e suspende o primeiro até que o usuário responda no outro. Este tipo de formulário funciona bem para fazer login, aceitar configurações ou estabelecer um diálogo com o usuário. O método "Show" (Mostrar) abre o segundo formulário de forma independente, o que permite que ambos sejam executados em paralelo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Microsoft Visual Basic Express 2010 ou Microsoft Visual Studio 2010

Lista completaMinimizar

Instruções

    Usando o método ShowDialog

  1. 1

    Abra o Visual Basic e crie um novo projeto de formulário do Windows. Clique em "File" (Arquivo) e depois em "New Project" (Novo projeto). Quando a caixa de diálogo "New Project" aparecer, escolha "Windows" da vista de árvore, "Windows Forms Application" (Aplicativo de formulários do Windows) da lista de tipos de projeto, escolha "ExemploForms" como nome do projeto e clique em "OK". Você verá um novo formulário.

  2. 2

    Arraste uma etiqueta e três botões para o novo formulário. Clique com o botão direito na etiqueta e selecione "Properties" (Propriedades). Coloque "lblTitulo" como nome do controle e digite "Bem-vindo" como propriedade "Text" (Texto). Pressione "Esc" para voltar para o designer de formulários. Repita o processo com cada botão, colocando os valores "Acessar", "Exibir" e "Fechar" nas propriedades "Text" respectivas.

  3. 3

    Crie um segundo formulário. Clique em "Project" e depois em "Create New Windows Form" (Criar novo formulário). Coloque o nome "LoginForm". Arraste uma etiqueta, um textbox e dois botões para o formulário. Altere a propriedade "Text" da etiqueta para "Nome:", a propriedade "Name" da caixa de texto para "txtNome" e coloque como texto dos botões "Acessar" e "Cancelar".

    Clique duas vezes no botão "Acessar" para abrir a janela de código e adicionar o seguinte:

    DialogResult = DialogResult.OK

    Clique em "View" (Vista) e depois em "Design" para voltar para a vista de design de formulários. Clique duas vezes no botão "Cancel" e adicione o seguinte código:

    DialogResult = DialogResult.Cancel

  4. 4

    Volte para o primeiro formulário clicando em "Form1" na janela "Solution Explorer". Clique duas vezes no botão "Acessar" e adicione o seguinte código:

    Dim frm As New LoginForm If frm.ShowDialog = DialogResult.OK Then lblTitulo.Text = "Bem-vindo, " & frm.txtNome.Text End If frm.Close()

    Este código criará uma nova instância do formulário de login e usará o método ShowDialog para abri-lo. Se o botão "Acessar" for clicado, "ShowDialog" retornará "DialogResult.OK" e o código copiará o nome desde a caixa de texto para a mensagem de boas-vindas. Se for clicado o botão "Cancelar", este código será ignorado. O método "Close" fechará o formulário de diálogo.

    Usando o método Show

  1. 1

    Crie outro formulário chamado "ViewForm". Adicione uma etiqueta e um botão da caixa de ferramentas. Altere a propriedade "Name" da etiqueta para "lblConteudo" e a propriedade "Text" para "Fechar".

  2. 2

    Clique duas vezes no botão "Fechar" e adicione o seguinte código:

    Close()

  3. 3

    Volte para o designer de formulários do Form1 e clique duas vezes no botão "Exibir". Adicione o seguinte código:

    Dim frm As New ViewForm frm.lblConteudo.Text = lblTitulo.Text & ". Coloque o conteúdo aqui." frm.Show()

    Este código criará uma nova instância do ViewForm, depois alterará a propriedade "Text" da etiqueta e fará uma chamada ao método "Show" do formulário. Note que não há um método "Close" e o método "Show" não busca um valor de retorno.

Dicas & Advertências

  • Usando as técnicas acima, tente adicionar código para gerenciar o evento do botão Fechar no Form1.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível