Como conectar um voltímetro em um carro

Escrito por don bowman | Traduzido por daniel tamayo
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Como conectar um voltímetro em um carro
Voltímetro (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

O voltímetro monitora as condições da bateria e do alternador. Ele mostrará a voltagem que o alternador está fornecendo para carregar a bateria. Observar o voltímetro lhe dirá se a bateria está começando a falhar. Ela continuará a fornecer 12 volts, mesmo com uma ou mais células falhando, porém a amperagem diminuirá dramaticamente. A amperagem é necessária para ligar o motor. Olhando o multímetro na hora que o iniciador é ligado, você poderá ver se a voltagem cai para 10 ou menos volts. Caso isso aconteça, significa que há uma célula falhando que precisa ser trocada antes que dê problemas. Se o voltímetro mostra apenas 12 ou menos volts quando o motor está ligado, é o alternador que está ruim e não está carregando, ou seja, o motor só está usando a bateria. Se o voltímetro mostrar 16 ou mais volts, o regulador do alternador está com problemas e queimará as lâmpadas, e poderá até queimar a fiação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Fiação 16-AGW ou 1,30 mm
  • Alicate cortador de fios
  • Chave de fenda
  • Soquete 10 mm
  • Catraca 10 mm

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre um lugar, geralmente abaixo do painel, que você poderá montar o voltímetro. Monte o dispositivo com os parafusos dados. Atrás do voltímetro existem duas conexões. Observe-as atentamente -- um lado é positivo e outro negativo. Elas devem estar conectadas dessa forma, ou o voltímetro funcionará ao inverso, indicando uma descarga quando na verdade há uma carga.

  2. 2

    Use o fio para a conexão, caso isso não tenha vindo junto com o kit do voltímetro.

  3. 3

    Remova o fundo do painel para acessar a fiação. Ela pode ser vista saindo da coluna de direção e indo para um conector retangular próximo à coluna -- geralmente do lado esquerdo. Teste o conector para um fio com energia com a chave desligada e veja se não cai a zero quando o motor é ligado. Lembre-se que o fio amarelo de 10 AGW é o iniciador e não terá energia a não ser se o motor estiver ligado. Nunca mexa no fio amarelo com uma fita preta, pois esse é o fio do "air bag".

  4. 4

    Procure por um fio acessório. Geralmente o fio marrom é o acessório, e o azul ou verde será o fio principal da ignição. Qualquer um deles funcionará, apesar de cada fabricante ter suas próprias cores para diferentes circuitos. É perfeitamente seguro testar esses circuitos.

  5. 5

    Conecte o negativo do voltímetro em um fio terra e teste os fios e o conector. Quando encontrar um fio quente (com energia) com a chave desligada, segure o testador nele e ligue a chave. Observe o voltímetro. Se a energia continuar no fio enquanto a chave estiver ligada, então esse é um bom fio para usar o voltímetro. Desligue a chave e corte o fio uns 10 centímetros acima do conector (o corte será entre o conector e a coluna de direção). Junte o fio que sai do conector com o do terminal positivo do voltímetro, e a parte que vai para a coluna de direção com o lado negativo.

Dicas & Advertências

  • Se desejado, a conexão do voltímetro pode ser feita no positivo e negativo da bateria.
  • Use os conectores traseiros para conectar os fios do voltímetro na fiação do carro.

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