×
Loading ...

Como confeccionar um poncho tamanho adulto de moletom

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer um poncho de moletom é divertido e fácil. Esse tecido está disponível em uma quantidade enorme de estampas e cores sólidas para que você obtenha o visual certo. Você pode fazer o poncho em uma cor lisa e acrescentar recortes de tecido florido nos ombros, ou escolher uma estampa diferente e deixar a bainha em franjas. Enfim, use broches, botões, barrados com miçangas ou outros enfeites para personalizar seu poncho para que você tanto fique aquecido quanto bonito.

Instruções

Pegue seus materiais de costura e confeccione um poncho (sewing box image by Edsweb from Fotolia.com)
  1. Tire as medidas da pessoa que usará o poncho. Para uma peça com a parte inferior arredondada, meça a pessoa da linha do pescoço até onde você deseja que o poncho termine. Se a sua peça tiver um formato de diamante, meça a pessoa a partir do pescoço até os dedos de um dos braços para saber a largura ideal — acrescente 20 cm a esse número para descobrir o comprimento, pois os ponchos normalmente vão até os quadris.

    Loading...
    Meça o tecido no comprimento adequado (measuring tape image by Vita Vanaga from Fotolia.com)
  2. Dobre o tecido ao meio para que a espessura fique maior. Pegue a bandeja de papelão e coloque metade dela sobre a dobra do tecido. Contorne-a com um giz específico para costura — essa será a sua abertura para o pescoço. Para o poncho arredondado, corte um pedaço de lã no mesmo comprimento que a peça terá quando finalizada. Em seguida, prenda-o com fita no centro da gola e use a linha feita com o giz como se fosse um compasso para desenhar as linhas curvas na parte inferior do poncho. Para o poncho em forma de losango, marque o comprimento de forma oposta ao centro da gola. Para isso, meça a largura do buraco do pescoço ao longo da dobra. Depois, utilizando o giz novamente, desenhe uma linha reta desde a medida da largura até a do comprimento, formando a bainha com o auxílio de uma régua grande.

  3. Recorte a gola e a parte inferior ao longo das linhas feitas com giz. O site The Fabric Mill sugere que, para isso, você use um cortador giratório. Se você não tiver acesso a um, utilize uma tesoura. Para um melhor acabamento, dobre as bordas da gola para dentro e costure-as à mão ou à máquina — para essa opção, use o ponto reto ou o zigue-zague.

  4. Enfeite o poncho como quiser. Recorte flores de um tecido de outra cor e costure-as à mão na peça. Costure, cole ou amarre broches. Deixe a bainha cheia de franjas soltas — corte-as em intervalos de 1 cm — ou amarradas — deslize miçangas de madeira pelas tiras de tecido antes de amarrá-las umas às outras.

Loading...

Dicas

  • Verifique a largura do tecido para garantir que seja suficiente. A maioria dos rolos possui 1,5 m de largura, mas alguns são de 1,1 m.
  • Use o tecido de maneira que seu lado mais elástico fique na vertical durante a confecção do poncho, pois ajudará a pessoa a passá-lo pela cabeça.
  • Um poncho é um presente barato e atrativo.
  • Se você não tiver tecido suficiente para realizar a dobra, corte dois pedaços separados e costure-os na região dos ombros.

O que você precisa

  • Giz de costura
  • 90 cm de moletom (fleece)
  • Tesoura ou cortador giratório
  • Bandeja de papelão com 20 cm
  • Fita métrica
  • Régua grande

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...