Como configurar uma LAN no Windows XP

Escrito por jennifer claerr | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar uma LAN no Windows XP
Configure uma LAN no Windows XP (typing on a computer keyboard image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)

Você pode usar os recursos de rede do Windows XP para compartilhar uma banda larga Internet, arquivos e impressoras. Criar uma rede de área local (LAN) é muito mais simples no Windows XP do que suas versões anteriores. Você pode configurar uma LAN com fio ou sem fio para computadores de sua casa ou de pequenos escritórios. Ambas as configurações necessitam de um roteador para a rede do computador principal e um ponto de acesso ou cartão de interface de rede (NIC) para cada computador adicional do grupo de trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desligue seu computador se ele estiver ligado. Conecte seu "modem" DSL ou a cabo, se houver um, no roteador da rede utilizando um cabo Ethernet. Em seguida, ligue o roteador diretamente na parte de trás do computador usando outro cabo Ethernet. Instale o programa que veio com o roteador, caso haja.

  2. 2

    Instale pontos de acesso em cada computador que estará em sua rede sem fio. Instale o programa em seus pontos de acesso. Se estiver instalando em uma rede com fio, terá de passar cabo Ethernet através de seus cômodos ou paredes, do computador primário para cada outro computador. Conecte o cabo Ethernet para a rede com fio diretamente na placa de interface de rede de seus computadores do grupo de trabalho.

  3. 3

    Execute o "Assistente de Configuração de Rede" se você vai conectar-se a uma rede sem fio. Clique em "Iniciar", "Meus Locais de Rede" e "Configurar uma rede doméstica" no computador que está ligado ao seu roteador. Clique em "Avançar". Na tela seguinte, clique em "Sim" se você já tiver uma conexão compartilhada de Internet. Clique em "Não" se você gostaria de criar uma nova conexão. Na janela seguinte, digite o nome e descrição do seu computador, se os campos não estiverem preenchidos. Digite o nome do seu grupo de trabalho e selecione se gostaria de habilitar o compartilhamento de arquivos e impressora nas próximas janelas.

  4. 4

    Selecione "Finalizar o Assistente" se você tiver o Windows XP instalado nos outros computadores do grupo em sua rede sem fio. No entanto, se você tem um sistema operacional diferente do Windows em outros computadores, selecione "Criar um disco de configuração de rede". Clique em "Próximo" e depois em "Finalizar".

  5. 5

    Execute o "Assistente de Configuração de Rede" em todos os outros computadores do grupo de trabalho. Use o disco de instalação de rede em qualquer computador que esteja executando o Windows 95, 98 ou Millennium Edition. Dê a cada computador do grupo de trabalho uma descrição diferente, mas digite o mesmo nome do grupo em cada computador.

  6. 6

    Clique em "Iniciar", "Conectar a" e "Mostrar Todas as Conexões" em cada computador do grupo de trabalho. Selecione a conexão que corresponde ao seu ponto de acesso. No painel esquerdo, selecione "Ver redes sem fio disponíveis" se a sua conexão é sem fio. Se você estiver em uma rede com fio, abra seu navegador para ver se você tem uma conexão com a Internet. Também clique em "Iniciar" e "Meus Locais de Rede" para ver outros computadores do grupo de trabalho em sua rede.

Dicas & Advertências

  • O Windows XP configura automaticamente redes cabeadas. Quando os cabos Ethernet estiverem conectados ao roteador, computador e pontos de acesso, a configuração da rede estará completa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível