×
Loading ...

Como conseguir capital de giro

Conseguir capital de giro é um dos grandes desafios para o empreendedor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Basicamente, o capital de giro representa os recursos necessários para financiar as operações do empresa nos mais diversos itens profissionais, que vão de prospecção de novos clientes a manutenção dos estoques. Trata-se do capital inicial aplicado a uma empresa que fará os primeiros negócios crescerem para, se tudo der certo, prosperar e gerar lucros. Saiba como conseguir capital de giro e bons negócios.

Instruções

Conseguir capital de giro é um passo fundamental para estabelecer um novo negócio (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)
  1. O primeiro passo para fazer a empresa dar certo é dedicar bastante tempo ao planejamento. Nesse sentido, faça as contas sobre todos os gastos necessários para manter o negócio operando positivamente. Aqui vale registrar todo tipo de gasto, da faxineira até o pagamento de impostos e salários para empregados e colaboradores.

    Loading...
  2. O capital de giro funciona como uma reserva técnica que banca as despesas da empresa. Nesse sentido, depois de ter todas as despesas necessárias para operar o negócio, separe em duas colunas os gastos fixos dos gastos, que podem variar de mês a mês.

  3. Agora, avalie as despesas fixas mensais. Com isso, faça uma nova conta para calcular o fluxo de caixa. Isso nada mais é do que o dinheiro que vai sair da empresa antes de ter algum retorno. Para fazer esse cálculo, avalie os prazos do fornecedor e dos seus clientes. Faça os cálculos entre o tempo de espera e as despesas, para avaliar o tamanho do capital de giro que será necessário.

  4. Por fim, defina o valor do capital de giro. Seja realista. Leve todas contas em consideração.

  5. Para conseguir o dinheiro para o capital de giro, uma opção viável é solicitar empréstimos, caso não haja recursos suficientes. Existem muitas linhas diferentes para empréstimo. Cada uma delas leva em conta fatores diferentes, como tipo do negócio e tempo de atuação. Procure um banco da sua confiança e converse com o gerente, para escolher a linha de empréstimo que melhor se encaixe nas suas necessidades. A documentação exigida também pode variar.

  6. Busque consultoria especializada no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), seja no local de atendimento físico ou pelo site (www.sebrae.com.br). Os profissionais do Sebrae analisam o caso da empresa, para ajudar o empreendedor a buscar alternativas de empréstimos ou em programas governamentais.

Loading...

Aviso

  • É importante que o empreendedor não se frustre com o tempo necessário, até que o negócio comece a dar resultado. O lucro raramente aparece no primeiro mês de funcionamento. Demora pelo menos três meses, em média, até que o negócio dê lucro, mas esse tempo de espera pode variar, dependendo do setor.
  • No caso de contrair um empréstimo, tenha cautela na hora de planejar as prestações e o retorno financeiro que o investimento deve dar em curto, médio e longo prazo.

O que você precisa

  • Plano de negócios
  • Gastos fixos
  • Gastos variáveis
  • Calculadora
  • Software de gerenciamento
  • Situação regula no SPC/Serasa

Referências

Loading ...
Loading ...