×
Loading ...

Consequências de pneus muito cheios ou murchos

Pneus automotivos podem variar grandemente em relação à capacidade de libras por polegada quadrada (PSI), indo de 34 até 90 PSI. Os fabricantes de veículos também têm suas recomendações próprias; esse é o padrão que deve sempre ser seguido. A inflação máxima da parede lateral de um pneu serve apenas como referência, não como recomendação. Existem consequências, algumas severas, por não seguir o PSI especificado pelo fabricante do veículo.

Encher demais ou de menos um pneu pode levar ao desgaste precoce (stack of old tires image by JoLin from Fotolia.com)

Explosões

Explosões são a falha catastrófica de um pneu. As faixas internas falham completamente e então o pneu explode. Pode parecer que não há problemas em exceder a recomendação do fabricante desde que você permaneça na variação do pneu, mas isso pode causar problemas. O fabricante recomenda esse PSI para compensar os grandes solavancos. Grandes impactos comprimem o ar dentro do pneu, causando picos momentâneos de PSI. Esse pico rápido pode causar uma explosão se o pneu estiver muito perto de sua taxa máxima. Encher de menos pode causar uma explosão também. Quando um pneu está murcho, a parede lateral tende a sair. Essa flexão adicional na parede lateral compromete sua capacidade de suportar peso e pode causar uma explosão da parede lateral.

Loading...

Economia de combustível

Pneus murchos podem impactar grandemente a economia de combustível do seu veículo. Quanto menor a pressão do pneu, maior a resistência de rolagem. Quanto maior a resistência, mais trabalho do motor é necessário para mover o veículo, aumentando o gasto de combustível.

Direção

Pneus murchos podem impactar grandemente a direção do seu veículo, pois fazem com que a parede lateral se torne flexível. Isso causa muito movimento do carro e pode levar à perda de contato devido aos movimentos abruptos.

Durabilidade

A maioria dos motoristas quer prolongar ao máximo a vida útil de seus pneus. Se eles estiverem murchos ou muito cheios, isso pode significar a diminuição da durabilidade. Pneus muito cheios podem levar a seção central do trilho a se expandir para fora. Isso põe mais peso sobre o centro do pneu. Esse peso extra faz com que o centro do pneu se gaste rapidamente. Pneus murchos causam o oposto -- fazem com que o centro encolha para dentro, forçando as extremidades externas a suportar um peso maior. Isso leva ao gasto das bordas externas e internas.

Conforto

Pneus muito cheios impactam o conforto de viagens no seu veículo. Pneus muito cheios não podem absorver o impacto de pequenos buracos na estrada, como fariam os pneus cheios na medida certa, o que causa uma viagem repleta de solavancos. Devido a paredes laterais mais pesadas, os pneus também transferem muito mais barulho da estrada para o interior do veículo.

Aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando o contato entre o pneu e a estrada é quebrado por uma camada de água. Isso causa uma perda de controle temporária da direção. Pneus murchos aumentam a chance de aquaplanagem pois criam um rastro maior. Esse aumento da superfície permite que mais água fique entre o pneu e a estrada, causando o problema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...