Mais
×

Como retirar tinta spray em pneus de carros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando a tinta spray atinge acidentalmente superfícies como roupas, móveis ou pisos, muitas pessoas podem ficar com uma enorme sensação de desânimo. No entanto, quando a tinta cai em um automóvel, os resultados podem ser bem mais frustrantes e caros para consertar. Pode ser difícil remover tinta spray do acabamento de um carro sem danificar a própria superfície que se deseja salvar. No entanto, se você precisar retirar tinta spray dos pneus de um carro, é um sortudo, pois a tinta não adere muito à borracha, tornando o processo mais fácil.

Instruções

Lubrifique os pneus para prevenir danos involuntários devido à abrasão (tire image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Lubrifique os pneus para evitar danos involuntários devido à abrasão. Aplique algumas gotas de azeite em um pano e limpe a tinta. Não use lubrificantes à base de petróleo, como óleo de motor ou WD-40.

  2. Deixe o óleo assentar por dois minutos e depois esfregue a tinta spray usando uma escova grossa. Esfregue em sentido horário circular. Repita as etapas um e dois pelo menos três vezes. Vá para a etapa três somente se ainda restar tinta nos pneus.

  3. Umedeça um pano fresco e limpo com aguarrás. Não aplique em excesso. Torça o pano se estiver pingando.

  4. Limpe a tinta restante sobre os pneus. Deixe a aguarrás assentar por um minuto para que ela possa soltar a tinta. Não espere mais de um minuto, pois evaporará rapidamente.

  5. Raspe a tinta spray usando uma espátula de plástico. Não utilize uma espátula de metal pois ela pode causar buracos na superfície do pneu, conduzindo a um dano permanente.

Dicas

  • Quando se trata de pintura, incidentes menores são esperados. É possível limitar esses erros gastando um tempinho para mover os itens que você deseja proteger contra pintura para longe de onde for trabalhar. Se você, acidentalmente, pintar os pneus do seu carro, tente limpá-los antes que sequem com um pano molhado. Se, no entanto, a tinta secar antes de você perceber, não entre em pânico.
  • Não use força excessiva para tentar remover a tinta spray, pois isso pode causar danos irreversíveis ao pneu. Basta seguir os passos acima e você alcançará o sucesso.

Aviso

  • Evite o uso de produtos de limpeza fortes nos pneus do carro, pois alguns têm a capacidade de danificar a borracha, o que poderia levar ao derretimento ou futuras rachaduras na superfície.

O que você precisa

  • Azeite de oliva
  • Panos
  • Escova grossa
  • Aguarrás
  • Espátula de plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article