×
Loading ...

Como consertar um cabo de fibra óptica quebrado

Atualizado em 20 julho, 2017

É possível consertar cabos de fibra óptica quebrados usando dois métodos. O primeiro é uma emenda mecânica onde se alinha as duas partes da junta e usa um gel óptico para ajudar na transferência de luz. O segundo método envolve fundir os dois pedaços juntos com aquecimento. As emendas mecânicas causam maior perdas que as emendas de fusão, e apesar do custo com equipamento ser menor, o custo por emenda é maior que no outro método.

Instruções

Cabo de fibra óptica (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Retire o isolamento externo com um descascador de fios. Rotacione a ferramenta ao redor do cabo uma vez e gire a lâmina em 90 graus. Puxe o descascador ao longo do cabo para cortar em seu comprimento. Pode-se descascar o isolamento para revelar diversas camadas protetoras que devem ser removidas usando uma tesoura ou faca. Abaixo delas existe um amontoado de fibras, que se parecem muito com fios comuns. Remova as camadas internas e limpe o gel protetor com um pano almofadado umedecido com álcool.

    Loading...
  2. Limpe o descascador de cabo de fibra óptica com álcool. Remova o tubo de revestimento com o aparelho e limpe a fibra até ela ranger. Examine-o com uma lente de aumento para ver se removeu todo o tubo de revestimento. Insira a fibra no dispositivo de limpeza, travando-a no local e cortando no comprimento adequado. Os cortadores de cabos de fibra óptica (Cleavers) não cortam realmente o cabo, eles criam uma pequena fissura e ele se quebra ao longo de um ângulo preciso. Esses aparelhos utilizados para fundir emendas operam com tolerâncias menores que os utilizados para emendas mecânicas, além de custarem mais.

  3. Insira o cabo de fibra na trilha de alinhamento para emenda mecânica. Algumas possuem uma cobertura que se fecha no local depois que o cabo é inserido. Outras são desenvolvidas para que ele deslize até o final. Siga as instruções do fabricante. Esses aparelhos possuem um gel que reduz as perdas. Um tipo de emenda mecânica utiliza uma espécie de "janela" que permite que o técnico alinhe fisicamente a fibra junto com uma fonte visível de laser.

  4. Instale um novo isolamento de plástico retrátil antes da clivagem usando o processo de fusão. Esse passo ajuda a prevenir contaminação. Coloque-o em um lado até que a fibra fique junta. Abra o dispositivo de fusão e alinhe as fibras. Note que existem diversos canais para tamanhos diferentes. Feche a ferramenta e ative o arco elétrico para fundir as duas pontas e juntá-las. Passe o isolamento de plástico retrátil sobre a nova junta e aqueça-o para que ele se contraia e prenda a parte ligada.

Loading...

Dicas

  • Manter o equipamento limpo é a chave para manutenção de longo prazo. Limpe o alicate do fio de fibra óptica com álcool antes e após o uso. Além disso, limpe também os acessórios de clivagem junto com as garras que prendem os fios no local durante a montagem.

O que você precisa

  • Alicate ou outra ferramenta para descascar fios
  • Álcool
  • Dispositivo de limpeza
  • Trilha para emenda mecânica
  • Trilha para emenda de fusão
  • Material para revestir a emenda

Referências

Loading ...
Loading ...