Mais
×

Como consertar calças

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você se considera um aficionado por costura ou não, consertar suas próprias roupas danificadas é uma habilidade que pode lhe poupar muito dinheiro em troca de pouco tempo de dedicação. A técnica para consertar calças depende do problema, mas existem muitos problemas comuns com soluções relativamente simples.

Instruções

Como consertar calças (Demand Media Studios)
  1. Se houver um furo na calça que é apenas uma pequena abertura nos pontos da costura, você está com sorte! Esse é, provavelmente, o problema mais simples de resolver. Passe linha na agulha e dê um nó nas extremidades da linha. Vire as calças do avesso e procure a costura danificada e o furo. Dê pontos ao longo da costura, de um lado ao outro do furo, e repita se for uma área muito forçada e que possa abrir novamente. Dê um nó firme na ponta da linha e corte-a perto da costura.

    Como consertar calças (Demand Media Studios)
  2. Outro conserto relativamente fácil de se fazer é substituir um botão, ou melhor, é fácil se possuir um botão apropriado. Prepare a linha e a agulha da mesma maneira e costure por debaixo do tecido, exatamente onde o botão deve ficar. Passe a agulha por cima e por baixo e, no mínimo, por dois orifícios do botão (ou através da haste, se esse for o tipo do botão), fazendo vários pontos. Tente não deixar os pontos muito apertados, pois o botão precisa de um pouco de flexibilidade. Antes de terminar a linha, enrole-a várias vezes em torno do conjunto de fios que passam pelo botão, entre ele e o tecido. Isso ajudará a tornar a fixação forte e flexível. Passe a agulha para baixo do tecido e dê um nó na linha.

    Como consertar calças (Demand Media Studios)
  3. Um rasgão no tecido da calça é um dos problemas mais difíceis de se resolver, mas existem várias técnicas possíveis de serem utilizadas. A mais simples é virar a calça do avesso, juntar as bordas do rasgão e fazer uma costura reta ao longo delas, quase como se fosse uma costura rasgada. O problema desse tipo de conserto é que o rasgão pode facilmente abrir-se de novo, especialmente se for em uma área muito exigida. Além disso, o tecido em volta pode ficar fino e gasto, causado outro rasgo se aquele primeiro for reparado.

    Como consertar calças (Demand Media Studios)
  4. Se quiser fortalecer a área do rasgão, repare o rasgo costurando-o e, em seguida, com a calça do lado avesso, utilize um ferro de passar quente para prender um remendo termo-colante sobre a parte danificada. O remendo não será visível pelo lado de fora e evitará que a área desgaste demasiadamente, abrindo outro furo. Contanto que seja grande o suficiente para cobrir totalmente a área danificada, esse conserto é bastante eficiente (embora muitas vezes será possível enxergar um contorno leve através do tecido).

    Como consertar calças (Demand Media Studios)
  5. Uma última opção é remendar as calças do jeito tradicional, com o tecido normal. É possível fazer isso do lado interno da calça, se não houver nenhum remendo termo-colante (embora seja um pouco menos resistente e mais visível) ou pelo lado de fora, se possuir um bom pedaço e se lhe agradar adicionar um toque decorativo à calça. Prepare a linha e a agulha, coloque o remendo onde achar melhor e dobre as bordas por baixo conforme costura ao redor do pedaço de pano. Costure pelo do tecido da calça, para cima e para baixo, próximo ao remendo; repetindo ao redor de todas bordas até que este esteja firmemente preso.

    Como consertar calças (Demand Media Studios)

O que você precisa

  • Agulha e linha
  • Tecido resistente
  • Remendos termo-colantes
  • Ferro de passar
  • Botões de reserva
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article