×
Loading ...

Como consertar canos de cobre soldados que estão vazando

Atualizado em 17 abril, 2017

Não importa a origem do vazamento, um trabalho mal-feito de solda ou simplesmente o desgaste com o uso, é importante consertar os canos soldados rapidamente, para evitar mais danos da água. Felizmente, fazer o trabalho da forma correta não é difícil, mesmo se você nunca usou a solda. Reparar um cano de cobre é um projeto gratificante, e pode ser completado em apenas alguns minutos com as ferramentas e preparação corretas.

Instruções

Não é difícil consertar um cano soldado (Exterior Plumbing 8 20080713-1210426 image by SIGNSofMIND from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Desligue o registro de água principal e drene o cano danificado. Corte a seção que está vazando, usando o cortador de tubo e cortando a 2 cm de cada lado do vazamento. Insira os panos de algodão em cada ponta do cano para absorver a água restante.

    Loading...
  2. Corte um pedaço de remendo de cano para substituir a parte retirada. Corte com 4 cm a mais, para permitir uma sobreposição de uns 2 cm em cada ponta.

  3. Alargue a parte interna do remendo de cano com a lâmina furadora do cortador de tubo. Alargue as pontas cortadas do cano original também.

  4. Limpe a parte interna do remendo e do cano original usando a escova para tubos, e limpe os dois canos com uma lixa esmeril. Evite tocar as pontas dos canos depois de limpar.

  5. Pinte uma camada fina de fundente na parte externa das pontas do cano original e nas partes internas das pontas do remendo, usando o pincel. O fundente irá queimar durante a solda, desoxidando os canos e melhorando o fluxo da solda.

    Reparo

  1. Encaixe o remendo sobre as pontas cortadas do cano original, com 2 cm se sobrepondo em cada ponta.

  2. Segure o carretel da solta de forma que a ponta do fio fique contra a junta da ponta do remendo. Aqueça o cano com a tocha de propano, direcionando a ponta do cano azul flamejante contra o remendo. Não aqueça a junta diretamente.

  3. Movimente a solda ao redor da circunferência da junta, quando ela começar a derreter, mantendo a tocha de um lado do cano, oposto à solda. Derreta apenas o suficiente de solda dentro da junta para cobrir a fenda.

  4. Solde a outra ponta do remendo da mesma forma, e deixe que ele esfrie completamente antes de ligar o registro principal.

Loading...

Aviso

  • Use luvas resistentes ao calor, camisetas pesadas de manga longa e óculos de segurança.

O que você precisa

  • Cortador de cano
  • Escova de aço para canos
  • Remendo para reparos de cobre
  • Lixa de esmeril
  • Tocha de propano
  • Fundente líquido
  • Pincel pequeno
  • Solda
  • Flanelas de algodão

Referências

Loading ...
Loading ...