Mais
×

Como consertar um chapéu de palha de caubói

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de um chapéu de palha talvez fazer o seu estilo, ele pode ser facilmente danificado. É possível acidentalmente amassar o chapéu quando guardá-lo ou quando transportá-lo. A palha também pode quebrar, deixando um buraco no chapéu. Arrumar um chapéu de palha de caubói não é muito difícil. Em alguns casos, tudo que você precisará é de um pouco de vapor para deixar o chapéu parecendo novo. Se ele está muito deformado, é possível passá-lo com ferro.

Instruções

Arrume um chapéu de caubói fora de forma para que ele pareça novo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Dê forma ao chapéu

  1. Ferva água na caçarola ou na chaleira no fogão. Ponha a tampa para que o vápor fique dentro do recipiente enquanto a água ferve.

  2. Tire a tampa ou abra o bico da chaleira para deixar o vápor sair. Segure o chapéu de caubói de palha sobre o vapor. Mexa o chapéu pelo vapor que está sendo liberado para expor todas as áreas amassadas.

  3. Desligue o fogão e tire o seu chapéu de caubói do vapor. Desamasse os amassados com os seus dedos.

  4. Molhe uma toalha em água quente e torça-a para que ela fique úmida, não pingando.

  5. Enrole a toalha úmida em volta do recipiente e coloque o chapéu em cima. A abertura do chapéu deve ficar para cima. Enrole o chapéu na toalha e dobre as bordas da toalha para a parte principal do chapéu. Deixe descansando por uma noite para recuperar a forma e lubrifica-lo.

  6. Ligue o ferro de passar e coloque em uma potência média. Coloque a aba do chapéu sobre a tábua de passar. Se a aba tiver curvas, coloque-as de cabeça para baixo para não removê-las. Passe o ferro levemente sobre a superfície da aba. A palha irá queimar se você deixar o ferro parado por muito tempo, então mova-o rapidamente.

    Concerte um rasgo

  1. Corte três pedaços de tela de plástico malhado que sejam um pouco maiores que o tamanho dos buracos.

  2. Coloque as partes de tela na parte de trás do buraco, sob a aba ou dentro do chapéu.

  3. Coloque linha na agulha e dê um nó em uma das pontas da linha. Costure o chapéu unindo a malha e os buracos na malha da palha. Não fure a palha em si porque você criará buracos que podem estragar no futuro.

  4. Puxe a agulha de volta através da malha da palha e da malha de plástico. Continue costurando-a no interior do chapéu até que esteja firme no lugar. A malha funciona como um remendo e deve esconder qualquer buraco no chapéu.

O que você precisa

  • Caçarola ou chaleira
  • Recipiente
  • Toalha felpuda
  • Ferro de passar
  • Tábua de passar
  • Tela da cor da palha do chapéu
  • Águlha
  • Linha combinando
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article