Mais
×

Como consertar a colimação de um binóculo Pentax

Atualizado em 20 julho, 2017

Colimação é o termo que define os elementos ópticos, prismas e lentes, encontrados em um par de binóculos paralelos à trajetória central da luz. Se os elementos ópticos estiverem desalinhados, a imagem ampliada aparecerá embaçada, distorcida ou como duas imagens distintas. Mas é possível reparar o alinhamento óptico dos binóculos Pentax com um simples ajuste nos prismas.

Instruções

A colimação dos binóculos é responsável pelo alinhamento dos elementos ópticos que produzem imagens claras e definidas (binoculars image by Pix by Marti from Fotolia.com)
  1. Procure um prédio alto com linhas verticais e horizontais bem definidas, como as de uma janela grande, e posicione-se longe o suficiente para visualizar diversas fileiras de janelas através do campo de visão do binóculo. Focalize o binóculo de forma que as extremidades das janelas estejam delimitadas.

  2. Encontre os parafusos dos prismas que estão localizados nas laterais do binóculo, na frente da peça ocular (Esses parafusos são menores e não devem ser confundidos com os que prendem a carcaça do binóculo). Olhe através do aparelho e, mantendo seu olho esquerdo aberto, abra e feche o olho direito a cada segundo. Repita de dez a doze vezes. Você perceberá que as extremidades da janela focalizada no prédio sofrem um pequeno deslocamento (de cima para baixo, da esquerda para direita).

  3. Faça pequenos ajustes (aproximadamente um quarto de volta por vez) rodando cuidadosamente um dos parafusos do lado direito. Ajuste um parafuso de cada vez. Verifique o alinhamento óptico repetindo o exercício visual descrito no Passo 2. Continue fazendo pequenas alterações até reduzir o deslocamento da imagem ao mínimo (não será possível reduzir o deslocamento para zero).

  4. Repita o segundo passo mantendo o olho direito aberto e piscando seu olho esquerdo. Repita o procedimento acima com os parafusos do lado esquerdo.

  5. Focalize a extremidade horizontal superior do prédio ao terminar a colimação dos dois lados do binóculo. Nesse momento, afaste lentamente os binóculos dos olhos a uma distância de 15 a 18 cm para certificar-se de que o ponto permanece intacto. Se a linha reta do prédio parecer opticamente distorcida ou interrompida, faça pequenos ajustes no prisma até que a imagem apareça conectada.

  6. Focalize seu binóculo em um objeto distante e brilhante, com detalhes distintos. Assegure-se de que a imagem fornecida pelo binóculo está bem concisa, definida e livre de imagens duplas. Se você não estiver satisfeito com a imagem produzida, continue o processo de colimação.

Dicas

  • Colime seu binóculo durante o dia, ao invés da noite, pois a luz é essencial. Para os binóculos com armações plásticas, será preciso afastar levemente a carcaça para expor os parafusos do prisma.
  • Os modelos "Roof" podem apresentar um conjunto adicional de parafusos (quatro no total), enquanto os modelos "Porro" apresentarão apenas dois.
  • Girar o prisma em sentido horário moverá a imagem para a esquerda e para baixo, enquanto que o sentido anti-horário moverá a imagem para a direita e para cima.
  • O processo de colimação é baseado em tentativa e erro, logo, pode demorar um pouco até que os ajustes produzam uma imagem clara e focalizada.

Aviso

  • Não tente observar o sol com binóculos.
  • Não remova as lentes de seu binóculo.

O que você precisa

  • Chave de fenda pequena
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article