Como consertar portas sanfonadas

Escrito por kenneth crawford | Traduzido por geocinara avila
Como consertar portas sanfonadas
Consertar uma porta não é tão difícil quanto parece (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Diferente da maioria dos outros tipos de portas de armário, as portas sanfonadas têm pinos de articulação para montagem do suporte dos trilhos superior e inferior. Quando esse modelo de porta do seu aposento não estiver deslizando suavemente, você mesmo, sozinho, pode fazer um reparo rápido. Muitas vezes, isso requer apenas um aperto dos suportes ou substituição dos pinos de articulação.

Instruções

  1. 1

    Abra as portas e verifique o trilho superior. Use uma chave Phillips para apertar os parafusos que prendem o trilho superior ao topo da estrutura do armário.

  2. 2

    Feche as portas do aposento e meça a distância entre a moldura da porta e a borda mais próxima do batente com a fita métrica. Deverá haver uma folga 1,5 mm entre a porta e o batente. Na maioria das vezes o suporte de deslizamento no trilho superior se ajusta conforme as necessidades.

  3. 3

    Abra as portas sanfonadas completamente para que você possa acessar o suporte deslizante superior que une e fixa o trilho paralelo, que fica no topo da porta.

  4. 4

    Solte o parafuso de fixação do suporte de deslizamento do topo com uma chave de fenda. Ajuste o suporte no trilho até que a porta fique no prumo com o batente. Aperte o parafuso de ajuste para prender o suporte e fechar as portas sanfonadas e verifique a folga.

  5. 5

    Aperte os parafusos que fixam o suporte inferior ao chão com uma chave de fenda. Às vezes, os suportes inferiores se soltam com o tempo, e as portas emperram ou não fecham facilmente.

  6. 6

    Verifique os pinos de articulação na parte superior e inferior das portas sanfonadas para ver se estão frouxos ou soltos. Os pinos de articulação ficam na borda superior e na parte inferior das portas. Se isso ocorrer, retire as portas.

  7. 7

    Abra as portas e levante-as, comprimindo a mola no pino de articulação superior. Vire a parte inferior da porta para fora do suporte inferior e puxe a porta para fora da abertura.

  8. 8

    Aperte os parafusos de fixação dos pinos de articulação que seguram os pinos na porta com uma chave de fenda Phillips.

  9. 9

    Pressione a parte superior do pino para cima e para baixo, a fim de verificar o movimento dos pinos. Se eles estiverem presos ou não se movimentarem livremente, retire os pinos e substitua-os. Estes acessórios estão disponíveis, geralmente, em lojas de materiais de construção ou de ferragens.

  10. 10

    Segure a porta dos dois lados e posicione o pino de articulação superior dentro do suporte superior. Levante e gire a parte inferior da porta para dentro do suporte inferior.

O que você precisa?

  • Chave Phillips
  • Fita métrica
  • Chave de fenda
  • Pinos de articulação para substituição

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível