Mais
×

Como consertar a dobradiça de um óculos Ray-Ban Wayfarer

Atualizado em 17 abril, 2017

Os óculos modelo Wayfarer da Ray-Ban estão no mercado desde 1952, tendo voltado com força na década de 1980, quando apareceram com destaque em filmes e programas de televisão, e novamente no final dos anos 2000, dessa vez nos rostos do diversos atores e atrizes. Embora estejam na moda, suas dobradiças tendem a apresentar um afrouxamento ou mesmo a quebrar em função do uso contínuo. Se você possui um par de Wayfarers autênticos da Ray-Ban e notou que uma das dobradiças está ficando mais frouxa, use um pequeno kit de conserto de óculos ou um clipe de papel para arrumá-la.

Instruções

O modelo Wayfarer da Ray-Ban é um clássico (Jo Hale/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Localize a dobradiça no seu óculos Wayfarer. Procure na parte interna dela até encontrar um pequeno parafuso prateado. Utilize uma fonte de luz intensa ou uma lupa para localizá-lo, ou peça auxílio a alguém caso seja muito pequeno e você não consiga encontrar.

  2. Substitua quaisquer parafusos faltantes utilizando algum dos que acompanham o kit de conserto de óculos. Caso o parafuso não esteja faltando, mas apenas solto, aperte-o com a pequena chave de fenda do kit. Gire-o apenas até que fique preso, não faça muita pressão para evitar quebrar os seus óculos.

  3. Caso seu Wayfarer seja de um modelo mais novo, use um clipe de papel ou outro instrumento pontiagudo para segurar a mola dentro da dobradiça enquanto você aperta o parafuso. Certifique-se de que esteja aplicando tensão o bastante para evitar que a mola gire junto com o parafuso e com a chave de fenda. Utilize uma mola do kit de conserto para substituir aquela da dobradiça do seu Wayfarer, caso ela esteja quebrada ou faltando.

Dicas

  • Você pode adquirir parafusos e molas sobressalentes em uma ótica, loja de óculos ou pela internet, caso o seu kit de conserto de óculos não venha com nenhuma dessas peças, ou caso você já tenha utilizado todas as disponíveis.
  • Guarde os seus óculos em uma caixa rígida ou em algum lugar seguro quando não estiver usando-os, para evitar que se quebrem e que as dobradiças danifiquem-se ou comecem a afrouxar.

Aviso

  • Caso a dobradiça esteja emperrada procure não forçá-la para abrir ou fechar, pois isso pode danificar o seu Wayfarer. Conserte a dobradiça, e só depois disso volte a tentar movimentar as pernas do óculos.

O que você precisa

  • Kit de conserto de óculos
  • Fonte de luz intensa ou lupa
  • Clipe de papel
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article