Mais
×

Como consertar uma porca ou uma joia

Atualizado em 22 julho, 2017

O pino traseiro de seu brinco favorito quebrou e agora você não tem mais como usar a joia. O que fazer? Acredite, esse problema pode ser corrigido com apenas um pouco de técnica em reparo de joias. Tudo que você precisará é um ambiente em que fogo possa ser manipulado com segurança e algumas ferramentas de soldagem. Siga estes passos e você estará usando orgulhosamente aquele brinco em breve.

Instruções

Uma pequena tocha de soldagem de butano é perfeita para pequenos trabalhos de solda (hand held torch image by Tammy Mobley from Fotolia.com)
  1. Lixe as duas partes do pino que precisam ser fundidas, usando a lixa fina. Isso removerá qualquer revestimento e criará uma superfície áspera para ser utilizada pela solda. Lixe somente as áreas que se tocarão na soldagem.

  2. Aplique fluxo de solda nas duas partes que serão fundidas. O fluxo de solda ajuda a prevenir oxidação.

  3. Ponha o pedaço maior numa superfície não inflamável com o lado quebrado para cima. Use os alicates e segure o outro pedaço do pino. Ajuste-os para a posição exata que você quer que eles fiquem quando tiver terminado. Assegure-se de que ambos os pedaços estão encostando um no outro, que as duas áreas com o fluxo de solda estão se tocando.

  4. Corte pequenos pedaços da solda macia com os alicates cortantes (a quantidade varia dependendo do tamanho de cada peça). A maioria das soldagens de pinos necessitam de apenas um ou dois pedaços de solda -- cada pedaço terá cerca de 3mm².

  5. Aqueça os dois pedaços quebrados da joia com a tocha de soldagem. Aqueça toda a peça de joia enquanto move o maçarico em suaves movimentos circulares. Depois que os dois pedaços estiverem aquecidos, pegue um pedaço da solda com a pinça e ponha na área que será fundida. Se o metal estiver quente o suficiente, a solda vai derreter instantaneamente. Contudo, é bem provável que você tenha que usar o maçarico novamente para derreter a solda. A solda fluirá para as áreas mais quentes. Se a solda não se mover para a área desejada, reutilize a chama do maçarico.

    Se feito corretamente, a solda fluirá para o fluxo de solda, preenchendo os espaços livres. Se for necessário usar mais solda, as instruções são as mesmas. Uma vez que a fusão estiver pronta, desligue o maçarico.

  6. Resfrie a joia recém-restaurada colocando a na vasilha de água (use o alicate de nariz achatado para pegar a peça). Submergir a peça de joia na água irá resfriar e fortificar o novo metal.

Dicas

  • Para metais preciosos, como ouro e prata, use uma solda média ou alta (elas exigem temperaturas maiores para derreter).
  • Quando soldar várias partes de uma peça, comece com a solda alta para a primeira junção. Use a solda média para a segunda junção e a solda baixa para a terceira. As diferentes temperaturas de derretimento permitem à solda alta continuar firme, enquanto as mais baixas derreterão.
  • Ao terminar, talvez seja necessário limpar a joia.

Aviso

  • Sempre seja extremamente cuidadoso ao manipular uma chama. Nunca toque diretamente um metal que foi aquecido sem antes resfriá-lo.

O que você precisa

  • Tocha de soldagem para joias
  • Lixa fina
  • Fluxo de solda
  • Pinça para joias
  • Solda baixa
  • Alicate de corte pequeno
  • Alicate de nariz achatado pequeno
  • Pequena vasilha; encha-a com água
  • Ambiente à prova de fogo
  • * A maioria de lojas de artesanato ou bijuterias tem esse material
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article