Mais
×

Como endurecer molas

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você quiser deixar uma mola mais dura, utilize os métodos de austenitização e esfriamento para metais e ligas. A austenitização é o processo de aquecimento do metal em temperaturas elevadas para endurecê-lo. A têmpera é um esfriamento rápido do metal quente para endurecê-lo. Também é utilizada para endurecer o metal, mas não é aconselhada para molas. As molas são feitas de vários metais e ligas, como o aço inoxidável, o cobre e o níquel.

Instruções

Endureça e fortaleça um mola utilizando o tratamento a calor (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)
  1. Coloque a mola no cadinho, usando a pinça metalúrgica.

  2. Preaqueça o forno em 260 ºC abaixo do ponto de fusão da mola. Por exemplo, o ponto de fusão do aço inoxidável é de 1510 ºC. Preaqueça o forno em 1250 ºC.

  3. Coloque, usando a pinça metalúrgica, o cadinho no forno por cinco minutos. Aumente a temperatura para 93 ºC abaixo do ponto de fusão. Por exemplo, aumente a temperatura do forno para 1417 ºC. Aqueça o cadinho por dez minutos ou até o metal brilhar em vermelho.

  4. Remova, usando a pinça metalúrgica, o cadinho e coloque-o em uma superfície resistente ao calor.

  5. Encha com água o recipiente resistente a calor. Submerja a molana água até q ela esfrie. O tempo de resfriamento é de aproximadamente dois minutos, dependendo do tipo do metal.

  6. Coloque a mola na superfície resistente ao calor. Deixe o metal esfriar por uma hora.Toque a parte externa do metal com um termômetro de metalurgia, para verificar a temperatura.

Aviso

  • Use luvas resistentes ao calor, máscara de proteção e óculos quando estiver manuseando o metal quente.

O que você precisa

  • Cadinho
  • Pinça metalúrgica
  • Forno
  • Superfície resistente ao calor
  • Recipiente resistente ao calor
  • Termômetro de metalurgia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article