Mais
×

Como consertar uma rachadura em um CD

Atualizado em 23 março, 2017

Se você possui dados de que precisa ou até mesmo músicas que quer em um CD e ele rachar, você pode achar que a informação está perdida para sempre. Na verdade, é possível reparar um CD rachado e recuperar o material dele. Seja cuidadoso e paciente enquanto faz esse reparo e você poderá usar seu CD novamente.

Instruções

CDs rachados podem ser reparados (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Remova o rótulo existente do CD, de forma lenta e cuidadosa.

  2. Alinhe as partes rachadas do CD, sendo cuidadoso para não esfregar ou arranhar ainda mais o disco.

  3. Aplique o rótulo adesivo de CD ao disco. Isso deve manter a rachadura unida.

  4. Use fita de embalagem se você não puder encontrar rótulos adesivos de CD. Coloque uma única tira de fita ao longo de todo o comprimento do CD, aparando cuidadosamente pelo buraco central e bordas. É importante colocar a fita por todo o CD, e não só na parte rachada, para manter o equilíbrio dele.

  5. Copie os dados do CD assim que você conseguir que o computador o leia. Uma vez rachado, o CD é mais frágil e pode quebrar a qualquer instante.

Dicas

  • Você pode esfregar um pouco de pasta de dente na rachadura para minimizar o arranhado. Isso tem sido feito com sucesso com CDs arranhados. Apenas esfregue pasta de dente com um pano macio, então enxágue e seque o CD. A pasta de dente age como um enchimento de arranhão e pode ajudar a facilitar a retirada de dados do disco.

Aviso

  • CDs rachados podem quebrar enquanto estão do drive de CDs. Configure a velocidade de leitura para a menor para ler o CD consertado. O ideal seria usar um drive de CD ou DVD de que você não precisa mais no caso do CD quebrar e danificar o drive por si só.

O que você precisa

  • CD rachado
  • Fita adesiva
  • Rótulo de CD
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article