Mais
×

Como consertar uma ripa de cama quebrada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As ripas de camas, normalmente, são encontradas em estrados de camas de madeira antigas ou nas de tábuas atuais. Em vez de substituí-las, é possível consertá-las em casa com alguns materiais comuns. Isso a consertará de forma que dure por muitos anos. Não será necessário um pedaço para reposição que se ajuste à cama.

Instruções

Ripas quebradas de estrados de camas de madeira podem ser consertados com materiais comuns (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Desmonte a cama removendo o colchão e levantando o estrado quebrado para removê-lo. Pode-se trabalhar com o estrado preso na cama, caso ele não saia facilmente.

  2. Remova as lascas grandes ao redor da parte quebrada, de forma que elas não atrapalhem o trabalho, enquanto o estrado for consertado.

  3. Prepare um adesivo epóxi de madeira de acordo com as instruções da embalagem. Dependendo do produto, será necessário misturá-lo ou agitá-lo antes do uso.

  4. Aplique um pouco de adesivo ao longo de um lado da parte quebrada. Evite colocar o produto muito próximo da borda, já que ele se expande ao secar.

  5. Pressione juntas as partes quebradas, de forma que fiquem uniformemente alinhadas. Prenda-as no lugar usando um grampo tipo C ou uma chave de pressão.

  6. Deixe o adesivo endurecer de acordo com as instruções da embalagem. Isso poderá levar muitos dias, dependendo do material.

  7. Aparafuse um reforço de metal plano em cada lado da fenda com parafusos de madeira. Use um reforço que tenha um orifício de parafuso em cada extremidade.

  8. Instale um reforço no lado oposto da ripa para assegurar que ela tenha bastante suporte. Coloque-o voltado para a direção oposta do reforço de cima. Isso garante que os parafusos não se encontrem ou enfraqueçam a madeira.

O que você precisa

  • Adesivo epóxi de madeira
  • Grampo tipo C ou chave de pressão
  • Reforços metálicos
  • Parafusos de madeira
  • Chave de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article