Mais
×

Como consertar xícaras de cerâmica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Talvez você possua uma xícara de cerâmica que gosta de usar diariamente para tomar café ou chá. Se ocorrer algum acidente e ela rachar, isso pode ser um tanto estressante, especialmente se essa xícara foi um presente de alguém especial. Mas, caso a xícara não fique muito danificada, é possível consertá-la com pouco esforço.

Instruções

Às vezes, uma xícara rachada pode ser reparada com pouco esforço (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)
  1. Espalhe uma fina camada de jornais ou algum outro tipo de papel. Isso evitará que a cola acabe caindo sobre o local de trabalho. Colas muito resistentes podem ser difíceis de serem removidas.

  2. Coloque todos os pedaços da xícara quebrada sobre o papel.

  3. Aplique uma linha de super cola sobre a superfície quebrada. É importante que seja algo bem mínimo, já que o excesso de cola irá espalhar-se e vazar pelos lados, quando as peças forem unidas. Se houverem muitos pedaços, aguarde uma hora antes de passar para a próxima peça.

  4. Alinhe as peças o máximo possível e pressione-as juntas. A super cola deve fixar-se com rapidez, por isso, você não terá muito tempo para ajustar o posicionamento das peças.

  5. Repita os últimos dois passos acima até que a xícara fique inteira.

  6. Deixe a cola secar por um dia antes de reutilizar a xícara.

Dicas

  • Seja realista. Às vezes, uma xícara não pode ser colada. Se ela estiver em mais de quatro ou cinco pedaços, consertá-la provavelmente não é uma opção.

Aviso

  • Tome cuidado com extremidades afiadas. Geralmente, peças de cerâmica quebradas apresentam extremidades muito afiadas, capazes de cortar uma pessoa.

O que você precisa

  • Jornal
  • Xícara danificada
  • Super cola
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article