Mais
×

Como construir uma bacia hidrográfica em argila

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando você estiver escrevendo uma apresentação sobre diferentes tipos de terreno ao redor do mundo, você poderá tornar sua palestra mais interessante e animada usando uma maquete. Por exemplo, ao escrever um artigo sobre alguma bacias hidrográficas você poderá usar um modelo da foz de algum rio construindo-o a partir de materiais básicos de artesanato, como a argila de modelar. Assim você tornará um artigo escrito comum em uma apresentação extraordinária e chamativa para sua classe.

Instruções

Construa uma foz de rio a partir de materiais básicos de artesanato (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Coloque uma caixa de sapatos de papelão sobre uma mesa, e ponha cerca de 1 kg de argila de modelar dentro da caixa. Modele a argila para que ela preencha metade de baixo da caixa.

  2. Ponha a lateral de sua mão em cima da argila, e depois pressione sua mão para baixo em direção ao fundo da caixa. Isso irá empurrar a argila para os lados da caixa e criará uma bacia hidrográfica na base da caixa de sapatos. Modele a argila na lateral da caixa do modo que preferir. Deixe a argila secar por seis horas.

  3. Cubra o fundo da bacia hidrográfica com fita crepe para proteger essa seção, que se tornará o rio.

  4. Pinte a argila usando tinta acrílica marrom e verde, para fazê-la parecer as encostas de morros e montanhas. Cubra a tinta molhada com terra para a maquete ficar com aspecto mais realista, depois deixe a tinta secar por 30 minutos. Retire o excesso de terra.

  5. Ponha um bastão de cola quente na pistola, e depois ligue a pistola de cola quente para aquecer por dez minutos. Ponha uma gota de cola quente em uma colina, e depois pressione o exemplar de árvore na cola quente. Segure a árvore no lugar por dois minutos para a cola quente esfriar e endurecer. Repita esse passo para adicionar tantas árvores quanto você preferir.

  6. Tire a fita crepe do fundo da bacia e pinte a parte descoberta da argila com o esmalte acrílico azul opaco. Isso fará com que a área pareça a água de um rio. Deixe a tinta secar por 30 minutos antes de exibir o modelo de bacia hidrográfica.

O que você precisa

  • Caixa de sapato de papelão
  • Argila de modelar
  • Fita crepe
  • Tinta acrílica colorida
  • Pincel
  • Terra
  • Cola quente
  • Pistola de cola quente
  • Três árvores de 1 cm de altura
  • Esmalte acrílico azul opaco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article