Como testar um fusível de cerâmica?

Fusíveis de cerâmica queimados impedem o funcionamento de aparelhos elétricos

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Fusíveis de cerâmica são dispositivos de segurança que interrompem a corrente elétrica quando houver picos de energia. Filamentos de fio internos e finos derretem para interromper a corrente elétrica, prevenindo danos a aparelhos elétricos. É possível determinar se o fusível está queimado por inspeção visual, procurando por interrupções no fio fino ou por descoloração marrom no centro do fusível. Um fusível de cerâmica, entretanto, não mostra qualquer dano sob inspeção visual. Testar um fusível de cerâmica é a única forme de descobrir se ele está queimado.

Step 1

Desligue o aparelho da energia elétrica e de outros dispositivos ligado por fio. Se o aparelho tiver um conector, retire-o da tomada.

Step 2

Ajuste o ohmímetro ou o multímetro para zero. O multímetro lê em voltagem ou resistência. Se estiver usando um multímetro, ajuste-o para leitura em ohms ou resistência.

Step 3

Toque uma extremidade do terminal do fusível com a sonda de teste preta e a outra extremidade com a sonda de teste vermelha.

Step 4

Leia o visor do ohmímetro. Se o visor indicar zero, o fusível está em boas condições de uso. Qualquer leitura acima de zero indica que o fusível não está mais funcionando e está queimado.

eHow Brasil
×