Como construir uma cama de solteiro com gavetas

Escrito por karie lapham fay | Traduzido por abra kadabra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir uma cama de solteiro com gavetas
Elimine a desordem e a estrutura obsoleta da sua cama, construindo uma nova cama (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tendo em consideração que quase um terço da nossa vida é passado na cama, a superfície onde você dorme tem tanta importância como o veículo que dirige ou a roupa que veste. Embora os colchões mais caros nos ajudem a proporcionar um sono bastante reparador e profundo, ninguém se sentirá confortável sobre uma estrutura quebrada e obsoleta. Pelo contrário, os efeitos negativos de um colchão mais barato serão minimizados, se a sua estrutura de suporte apresentar alguma qualidade. Também não haverá necessidade de despender muito dinheiro na compra de uma cama já montada. Construa você mesmo uma cama, bastando-lhe algumas placas de madeira compensada, tábuas e uma tarde de fim de semana. Combine a armação da cama com as gavetas em baixo e obterá uma boa cama, com espaço extra para arrumação.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tábuas de 5 por 25 cm
  • Fita métrica
  • Serra de mesa
  • Esquadro
  • Placas de aglomerado com 1,90 cm de espessura
  • Martelo
  • Cinzel
  • Cola para madeira
  • Parafusos de 7,6 cm
  • Pregos de acabamento

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparando e cortando as tábuas para a armação

  1. 1

    Corte uma tábua de 5 cm de espessura de forma que meça 25,4 cm de largura e 185, 42 cm de comprimento. Esta tábua funcionará como centro de suporte da cama, e será a única peça com estas dimensões, a ser utilizada. Este centro será encaixado nas extremidades das placas da armação da cama, medindo 3,8 cm de espessura cada uma delas. No entanto ele apresentará uma reentrância de 1,27 cm em cada uma, pois um colchão de solteiro costuma medir, normalmente, 190 cm de comprimento.

    Deste modo; 190 cm menos 7,6 cm (3,8 x 2) = 182,88 cm. Agora, acrescente-lhe 2,54 cm para o afundamento nas extremidades, e verá que a soma total será de 185, 42 cm de comprimento.

  2. 2

    Prepare as placas das extremidades, utilizando as seguintes medidas: 5x 5 por 25,4 cm (10s) e 99 cm de comprimento. Elas formarão a cabeça e o pé da armação da cama de solteiro, Como acontece com as outras tábuas da armação, o seu tamanho também poderá ser aumentado, para se adaptar a camas de tamanho diferente.

  3. 3

    Divida o comprimento da cama pelo número de gavetas desejado - 185,42 cm a partir do interior da placa de cabeça para o interior da tábua de pé. Subtraia 3,8 cm (que é a espessura das placas de divisão das gavetas), para calcular a largura de abertura de cada uma delas.

    Por exemplo: se desejar três gavetas para cada lado, cada uma delas medirá: 61 cm, menos 3,8 cm, que dará um total de 57, 2 cm de largura. Lembre-se que poderá alterar esta última medida, podendo a abertura de duas gavetas ser de 76, 2 cm e de 25, 4 cm de largura respectivamente; esta é outra das possibilidades a considerar.

  4. 4

    Corte placas de 5 por 25 cm, para as gavetas laterais, menos uma placa no total, que medirá 50,8 cm de comprimento. Estas peças que serão embutidas na placa central, para dividir os espaços das gavetas, terão, cada uma dela, metade da largura da cama, menos a espessura da placa que as divide.

    Assim, 99 cm a dividir por dois, dá 49,53 cm. No entanto, cada uma delas irá afundar 1,27 cm dentro da tábua central, com 3,8 cm de espessura. Portanto, 49,53 cm mais 1, 27 cm, dará um total de 50,8 cm.

  5. 5

    Acrescente 1,27 cm à abertura da primeira gaveta e marque um dos lados da placa central da medida desta abertura. Faça outra marca com 3,8 cm, a partir da primeira. Continue o processo para a segunda gaveta, fazendo mais uma marca de 3,8 cm. Marque a largura desejada para a gaveta seguinte. Continue até chegar à extremidade da tábua, que deverá ter a largura da última gaveta, acrescida de 1,27 cm de largura. Repita o procedimento para o lado oposto.

    Para as duas gavetas de 76,2 cm de largura, e a outra de 25,4 cm de largura meça, por exemplo, 77,47 cm para a primeira marca, mais 3,8 cm para a espessura da placa de divisão, outros 76,2 cm para a gaveta seguinte, e novamente 3,81 cm para a divisória. Deixe o restante desmarcado, pois ele formará os últimos 25,4 cm de abertura da gaveta. Os primeiros 1,27 cm acrescentados à primeira medida permitirão à placa central afundar 1,27 cm na cabeceira da cama.

  6. 6

    Meça 45, 78 cm a partir da extremidade da placa de cabeça e marque-a. Repita o procedimento ao longo de 3,8 cm, e volte a marcar. Faça o mesmo para a placa de pé da cama. Quando concluído o processo, a tábua central aparecerá delineada, entre as placas de cabeça e de pé.

  7. 7

    Faça cortes (kerf cuts) em todas as placas - tanto na placa central como na placas de cabeça e pé - para permitir que as outras encaixem no seu interior. Coloque uma lâmina na serra, que deverá sobressaia 1,27 cm acima da superfície da mesa. Oriente a serra de modo que lâmina fique no alinhamento de cada marca divisória e faça correr a tábua através da serra, na horizontal. Por exemplo: na cabeceira, a lâmina da serra terá de fazer um corte de 1,27 cm de profundidade, nos 45,78 e nos 51,44 cm. Repita para a placa do fundo, e novamente para a tábua central, fazendo cortes de 1,27 cm de profundidade para cada tábua divisória marcada.

  8. 8

    Faça cortes sucessivos entre os cortes "kerf", que contornam as divisórias da gaveta e os cortes "kerf" que apresentam a divisória central, nas placas de cabeça e de pé, para remover o máximo de madeira possível, e depois mude de ferramenta, podendo utilizar um martelo e um cinzel ou algo semelhante, para poder aprofundá-los completamente. Uma vez terminado o processo, cada corte "kerf" deverá encaixar a extremidade de uma tábua de 5,08 por 25,40 cm, ajustando-se perfeitamente.

  9. 9

    Corte duas lâminas de madeira compensada, com 99,06 cm de largura por 190,5 cm de comprimento, cada uma delas, respectivamente. Elas irão cobrir a parte superior e inferior da armação da cama.

    Concluindo a armação

  1. 1

    Coloque horizontalmente uma lâmina de madeira compensada, sobre a superfície do trabalho. Coloque a armação da cama por cima, espalhando cola em cada corte "kerf", antes de introduzir a placa adequada. Segure a parte da cabeceira e insira o comprimento da tábua. Em seguida, encaixe a extremidade livre no interior da placa de pés, da cama.

  2. 2

    Repita o processo para cada placa divisória das gavetas, de cada lado da placa central. Reforce com parafusos todas as juntas criadas, inserido-os a partir do lado externo da tábua, para as tábuas anexas. Introduza agora os parafusos, ligeiramente abaixo da superfície. Coloque-os também em um ângulo, se for necessário, como por exemplo: a partir do segundo conjunto de placas divisórias das gavetas, passando pela tábua central, para a linha de divisão.

  3. 3

    Coloque uma lâmina de madeira compensada na parte superior da armação da cama, com as pontas niveladas. Coloque parafusos na armação, através da lâmina de madeira prensada, em cada 20,32 cm, em torno de todo o perímetro, bem como na placa central e nas divisórias da gaveta. Vire a armação e repita o procedimento para a outra lâmina de madeira compensada.

  4. 4

    Posicione a cama como desejar e coloque o colchão em cima. Termine a armação com gavetas compradas ou feitas à mão. Todas as gavetas deverão encaixar na abertura atribuída para o efeito, deslizando facilmente. Caso contrário, deverão ser-lhe aplicadas calhas de deslizamento.

Dicas & Advertências

  • Construir as suas próprias gavetas é uma tarefa bastante simples. Corte peças de madeira compensada, de acordo com a profundidade, largura e altura de abertura da gaveta, e com alguns centímetros de folga entre a parte de trás da gaveta e a tábua central. Crie cortes "kerf" de 0,63 cm na parte lateral superior do fundo da gaveta, para introduzir a peça do fundo. Faça dois entalhes, unindo-os, de forma a criar um ângulo de 90 graus, ao longo das arestas verticais das tábuas laterais traseiras. Una bem as peças entalhadas, para criar uma junta sólida. Cole e utilize pregos de acabamento. Encaixe a parte da frente da gaveta, que é ligeiramente maior do que a própria gaveta, mas igualmente submetida aos cortes "kerf", para poder encaixar nas partes laterais Introduza a gaveta na abertura, com ou sem calhas deslizantes.
  • Advertência: Parte das ferramentas ou materiais utilizados na construção de uma cama não deverão estar ao alcance de crianças ou pessoas que não controlem as suas faculdades mentais, pois elas poderão causar sérios danos físicos, a quem não se encontrar apto ao seu manuseamento.
  • Tenha o cuidado de guardá-las em lugar seguro, sobretudo o material cortante, como serras ou similar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível