Mais
×

Como construir um fole

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um fole é uma coisa difícil de se achar atualmente, embora seja algo ainda útil. Basicamente, são dois cabos e uma câmara hermética da qual o ar possa ser ejetado. Eles eram costumeiramente usados para potencializar o fogo há centenas de anos. Você provavelmente encontrará algum em uma loja de antiguidades ou casas de estilo colonial em alguns países, mas certamente não estará funcionando.

Instruções

Modelo de um fole (soufflet et barbecue image by Bruno Bernier from Fotolia.com)
  1. Comece planejando seu fole. Prepare um pedaço de jornal e desenhe o esboço, de uma perspectiva de cima abaixo com uma caneta. Há três partes básicas de um fole: o cabo na parte traseira, a câmara no centro que deve ser maior do que o cabo e a cabeça onde fica o bocal. A cabeça deve ser chata e com pelo menos 5 cm de largura na frente. O esboço fica a seu critério, mas esteja certo de que a parte dianteira e a traseira são chatas; o fole não seja maior do que 15 cm de largura, em qualquer ponto, e não tenha mais do que 35cm de comprimento. Se seu projeto for muito maior que esse, seu fole ficará desajeitado e difícil de manusear.

  2. Marque seu esboço em uma das suas duas tábuas. Encaixe essa tábua sobre a outra e utilize o grampo tipo C para segurá-las uma contra a outra. Use a serra de fita para recortar o desenho do fole. Dê forma e arredonde os lados das placas, a seu gosto, com a lima. As quatro diferentes asperezas da lima lhe darão maior controle e detalhes nesse trabalho.

  3. Solte as duas placas e deixe uma de lado por enquanto. Utilize a furadeira com uma broca de 5/8 de polegada para furar dois buracos na outra placa. Um furo deve ser feito no centro do cabo e o outro no centro de onde ficará a câmara de ar. Esses furos deverão permanecer aí.

  4. Pegue a outra placa e desenhe uma linha reta ao longo da ponta onde ficará o bocal. Esse linha deve ser transversal e passar a cerca de 5 cm do final da tábua. Corte a ponta da tábua e cole-a na duplicata que foi furada.

  5. Use uma broca de 1/2 polegada para perfurar um buraco longitudinalmente a partir do centro da ponta, onde o bocal do fole ficará. Os buracos deverão estar equidistantes ao corte nas duas tábuas e no bloco de madeira que você colou para dar visibilidade à parte traseira.

  6. Corte um pedaço de couro de 8 cm para cada lado e cubra o buraco do centro da placa do mesmo lado em que o bloco de madeira foi colado. Pregue duas pontas adjacentes para fazer a aba da válvula. Isso fará com que o ar seja sugado ao se expandir o fole e prevenir que haja perda de ar quando o fole for contraído.

  7. Encaixe o tubo acoplador de compressão macho-macho à porca de metal e deslize-o pelo canal que você furou na frente da tábua para criar seu bocal. Cole a parte traseira na madeira adjacente para fixá-lo no local.

  8. Corte outro quadrado de couro a fim de criar a dobradiça de fora do fole. Encaixe as duas placas novamente de tal forma que elas se posicionem da mesma forma de quando você as cortou. O bloco colado na ponta de uma tábua deve ser alinhado à tábua da qual foi cortado. Posicione metade do quadrado de couro no bloco de madeira e a outra metade na placa que foi cortada e fixe o quadrado nos locais. Quatro ou seis alinhavos devem ser suficientes. Agora, você tem um fole articulado, tudo que falta é a correia reguladora e a "bota" de couro que sela a câmara de ar.

  9. Corte uma fina tira de couro e costure-a através do buraco que você furou no cabo de uma das tábuas. Dê a volta no outro cabo e amarre-o para fixar a máxima distância que o fole poderá se expandir. Essa é a alça reguladora e sem ela sua câmara de ar poderia se rasgar quando o fole se expandisse.

  10. Agora corte a "bota" que formará a câmara de ar do fole. Essa é uma etapa muito importante. A primeira coisa a se fazer é encaixar um pedaço de couro suficientemente grande em torno da traseira e das laterais da câmara de ar para ter certeza de que você tenha o tamanho correto quando a câmara estiver em sua máxima expansão. Corte-o, tendo a garantia de que há uma porção excedente para erros. Um couro fino e de alta qualidade é necessário para essa parte já que ela precisará se dobrar tão facilmente como se encher de ar. Quando tiver o pedaço de couro do tamanho certo, pinte as bordas com cola e coloque a bota no lugar. Ponha uma tacha nas bordas da bota a cada 1,5 cm para ter certeza de que o couro permanecerá fixado e selado às placas de madeira. Deixe secar por um dia inteiro antes de testar.

Dicas

  • Você deve encontrar couro e pedaços de vinil em lojas de estofamento e móveis. Às vezes eles vão até pagar-lhe para você levá-los, uma vez que são muito pequenos para serem usados em móveis, mas perfeitos para suas necessidades.

O que você precisa

  • Tubo acoplador de compressão macho-macho de 1,5 x 1,5 cm
  • Porca de metal de 1,5 cm
  • 50 tachas de capertes de 1,5 cm
  • Serra de fita
  • Furadeira com brocas de 1/2 e 5/8 polegadas
  • Lima de quatro faces
  • Martelo
  • Tesouras fortes
  • Cola para uso geral
  • 2 placas de madeira (tábuas) com 2,5 cm de espessura por 15 cm de largura e 35 cm de comprimento
  • Couro e pedaços de vinil de qualidade
  • Jornal
  • Canetas
  • Grampo tipo C
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article