Mais
×

Como construir um fole para lareira

Atualizado em 17 abril, 2017

Você mesmo pode fazer um fole para lareira para aumentar a intensidade e o calor do fogo. O fogo precisa de três coisas: calor, ar e combustível. Se não houver ar o suficiente, o fogo vai diminuir e apagar. Quando usamos um fole, o ar soprado aumenta o calor e o fogo se acende a partir das brasas fumegantes.

Instruções

Fole tradicional (Photo courtesy of Morguefile.com.)
  1. Sobre um pedaço de papel, use o lápis para riscar uma figura grande em forma de lágrima que tenha a metade do tamanho da tábua de corte de madeira. Desenhe um pegador curto saindo do centro da parte arredondada da lágrima. Risque outra figura perto da primeira.

  2. Usando os riscos como molde, corte com a serra tico-tico as duas figuras em forma de lágrima desenhadas na tábua. Corte as pontas das lágrimas fora (não os pegadores). Coloque as duas peças juntas e apare-as para que fiquem com o mesmo tamanho. Lixe as extremidades com a lixa de grão 600 e em seguida com a lixa 1200.

  3. Remova o tubo de metal da caneta e corte a ponta do tubo fora. Use a cola epóxi (a J-B Weld funciona bem) para colar o tubo na ponta de um dos painéis de madeira. Dever ficar no lado oposto ao do pegador onde a lágrima foi aparada.

  4. Meça a distância ao redor do fole. Divida a câmara de ar no sentido do comprimento. Corte-a de modo que seu comprimento tenha o mesmo tamanho da distância ao redor do fole. Certifique-se de que a haste da válvula esteja na extremidade da câmara. Apare o fole a partir do centro da câmara de ar.

  5. Corte um círculo de cerca de 7,5 cm da parte da câmara de ar que sobrou. Faça um furo de 5 cm na lateral de uma das pás de madeira e lixe. Use a cola epóxi para colar o círculo de borracha em três pontos ao redor do furo, de modo a criar uma válvula de uma via.

  6. Aplique a cola epóxi ao redor da extremidade do fole grande para prendê-lo aos painéis de madeira. A seção mais larga deve fica presa à lágrima no lado redondo, de modo que os pegadores se projetem. O restante da câmara de borracha deve contornar a parte da frente e ser presa ao redor do tubo de caneta. Verifique se as extremidades do tubo estão vedadas.

  7. Teste o fole para ter certeza de que a válvula de uma via (a parte circular colada embaixo do furo na lateral do fole) funciona depois que a cola tiver secado. Usando as alças, abra e feche o fole, bombeando-o.

Dicas

  • Se quiser dar um toque decorativo, dobre a câmara de ar sobre as extremidades do painel de madeira e prenda-a com as tachas decorativas para móveis.

Aviso

  • Teste o fole cuidadosamente para ter certeza de que está funcionando bem. A válvula de uma via deve abrir adequadamente na lateral do fole durante a operação, de modo que entre ar o suficiente em vez de sugá-lo pela frente. Verifique para que o fole não sobreaqueça.

O que você precisa

  • Tábua de corte de madeira
  • Papel e lápis
  • Serra tico-tico
  • Lixa (grão 600 e 1200)
  • Serra de arco
  • Tubo de caneta de metal
  • Cola epóxi
  • Câmara de ar de pneu
  • Tesoura
  • Tachas decorativas para móveis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article