Mais
×

Como construir um lago para retenção do escoamento de água

Atualizado em 21 novembro, 2016

Além dos benefícios superficiais de uso recreativo, lagos de retenção muitas vezes desempenham um papel vital para a paisagem como reservatórios que ajudam a gerenciar e dispersar o excesso de escoamento de chuvas. Estes lagos são projetados para coletar eficientemente a água de uma ampla área e, em seguida, retê-la. A construção de um lago de retenção de sucesso é igual a construção de qualquer outro, mas mais cuidado deve ser dado aos cursos de água que o alimentam. Além disso, é aconselhável trabalhar com os órgãos responsáveis da sua cidade ou município para certificar-se de que o lago não afetará os lençóis freáticos da área.

Instruções

Um lago artificial melhora a paisagem e serve para usos recreativos (Lucas Allen/Lifesize/Getty Images)
  1. Posicione o lago de retenção em um ponto baixo estratégico na área. A gravidade vai ser o seu melhor aliado para acelerar o escoamento durante os tempos de chuva, por isso é aconselhável colocar o tanque em um local que receba todo o fluxo.

  2. Cave o lago antes de cavar as valas. Caso contrário, você pode acabar com um espaço de trabalho encharcado que é difícil de selar e preparar adequadamente antes do trabalho terminar.

  3. Use a retroescavadeira para remover a terra do centro do lago e posicioná-la em torno das bordas, formando os bancos do tanque. A profundidade é com você, mas certifique-se de que o lago seja capaz de lidar com a quantidade de escoamento que a área circundante produzirá. Além disso, se você desejar manter peixes você precisará de uma profundidade mínima de 3,6 m a 4,50 m.

  4. Determine um local para que a água da lagoa saia quando os níveis de água forem muito altos. Para isso, é aconselhável construir bancos até maiores do que você realmente pretendia e, em seguida, deixar um espaço onde você planeja que o excesso de água escape. Você vai precisará criar um caminho que leve para longe do lago em direção a um riacho, córrego ou rio. Você também precisará de autorização do governo local antes de introduzir um novo afluente ao lençol freático local.

  5. Espalhe a argila pesada ao longo do leito do lago para que você tenha pelo menos uma espessura de 30 cm em toda a superfície. Use o maquinário pesado para amassar a camada de argila de modo que ela fique, para todos os efeitos práticos, sem aberturas, assegurando que o tanque seja capaz de reter água indefinidamente.

  6. Cave as valas de alimentação agora que o lago está pronto para manter o escoamento. Crie duas ou três grandes depressões que corram o comprimento do terreno, afluindo para o lago. Essas valas serão alimentadas por valas menores que levam a água da chuva de áreas onde, de outra forma, a água acumularia e ficaria estagnada.

O que você precisa

  • Retroescavadeira
  • Escavadeira
  • Solo de argila
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article