Conhecimento

Como construir modelos moleculares

Escrito por mara pesacreta | Traduzido por joanna riva
Como construir modelos moleculares

Modelos moleculares

dichlore image by art3007 from Fotolia.com

Um modelo molecular é uma representação física de um composto orgânico. Os dois principais tipos de modelos moleculares são o de bolas e varetas e o modelos de esferas. O modelo de bolas e varetas consiste de bolas de plástico ou madeira e varetas, enquanto o modelo de esferas consiste de bolas que se juntam diretamente. Para construir modelos moleculares, determine o composto que vai ser representado, saiba quais átomos estão presentes, quais os tipos de ligação que conectam cada átomo, desenhe a fórmula estrutural, faça o modelo e compare-o à fórmula escrita.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Caneta
  • Papel
  • Modelos moleculares

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine o composto orgânico do qual você deseja fazer o modelo. Construir o modelo molecular o ajudará a entender melhor as estruturas tridimensionais. Por exemplo, você pode escolher construir o modelo do cicloexano.

  2. 2

    Identifique quais átomos estão presentes. Cada cor de bola do modelo molecular representa um átomo diferente. Por exemplo, o cicloexano consiste de átomos de carbono e hidrogênio. No kit de modelo molecular, as bolas pretas podem representar o carbono enquanto as amarelas, o hidrogênio.

  3. 3

    Identifique quais tipos de ligação conectam cada átomo. No modelo de bolas e varetas diferentes tamanhos de varetas representam os diferentes tipos de ligação. O cicloexano consiste apenas de ligações simples, portanto você usará apenas as varetas longas para conectar cada átomo.

  4. 4

    Desenhe a fórmula estrutural de cada composto. Escrever a fórmula o ajudará a construir o modelo. Na fórmula estrutural os átomos são representados por suas abreviações da tabela periódica e as ligações por linhas. Por exemplo, o cicloexano tem seis átomos de carbono e doze de hidrogênio. O carbono é representado pela letra C e o hidrogênio por H. Os seis carbonos são conectados em um anel, e cada carbono está ligado a dois átomos de hidrogênio. Todas as linhas são simples, representando as ligações simples.

  5. 5

    Construa o modelo molecular. Utilize a fórmula estrutural como guia. Por exemplo, ao construir o cicloexano, você conectará cada uma das bolas pretas em um anel com varetas longas. Depois, você juntará duas bolas amarelas com varetas longas a cada uma das bolas pretas. Se você estiver utilizando o modelo de esferas, conecte as bolas umas às outras sem o uso de varetas.

  6. 6

    Compare o modelo molecular à fórmula estrutural. Certifique-se que o modelo molecular tem o mesmo número de átomos e o mesmo tipo de ligações da fórmula estrutural.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media