Como construir uma pipa de briga

Escrito por matt logan | Traduzido por felipe rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir uma pipa de briga
Pipas de briga podem ser de praticamente qualquer forma (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As pipas de briga têm uma longa tradição, que volta à era feudal do Japão. Ao longo dos séculos, os componentes básicos e os projetos dessas pipas mudaram muito pouco. As pipas de briga modernas costumam usar varetas de fibra de carbono em vez de bambu e muitas vezes fazem uso de matemática complexa para tirar cada pingo de potencial, mas um entre um pequeno número de planos básicos ainda é seguido. A pipa Buka é uma dessas formas básicas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Dois mastros de fibra de carbono de 45 cm por 0,06 de diâmetro
  • Uma longarina de 25 cm por 0,06
  • Um longarina de 38 cm por 0,06
  • Material leve e fino (filme de polietileno e jornal também serve), 25 cm por 40 cm
  • Linha de pipa
  • Quinas para fotografia
  • Fita dupla face de carpete e fita adesiva de reparo de pipa
  • Linha de teste de 13 kg (linha de pesca trançada ou Dacron funcionam bem)
  • Ferro de solda

Lista completaMinimizar

Instruções

    Pipa

  1. 1

    Anexe quintas de fotografia aos cantos de borda da pipa e 1 cm abaixo dos cantos de ponta. Estes irão atuar como pontos para segurar os mastros diagonais.

  2. 2

    Corte um pedaço de fita dupla face de 1,5 cm de largura por 35 cm de comprimento. Aplique esta faixa ao canto de ponta do material da pipa, tomando cuidado para não sobrepor as quinas de fotografia. Não remova a tira de suporte.

  3. 3

    Corte um quadrado de 2,5 cm de fita adesiva de reparo de pipa e use para anexar a espinha da pipa ao canto de borda. Use um palito de dente para abrir as quinas de fotografia e inserir o longarina de borda principal (peça de 38 cm). A longarina de borda principal pode precisar ser polida de modo que não coloque a tensão sobre o material.

  4. 4

    Instale as barras transversais, inserindo-as abaixo das quinas, como descrito anteriormente. Estes podem também ter de serem polidos. Corte mais dois quadrados 2,5 cm de fita adesiva de reparo e aplique às barras transversais próximas as quinas no canto de borda.

  5. 5

    Corte um pequeno entalhe triangular no material de ponta acima da espinha e, em seguida, descasque a parte de trás da fita dupla face. Centralize a espinha e, em seguida, pressione a longarina de ponta e a espinha para baixo na fita. Dobre a ponta sobre um lado de cada vez e pressione para baixo, selando a fita.

  6. 6

    Aplique pequenos pedaços de fita adesiva de reparo (cerca de 1,5 cm por 5 cm) às barras transversais e à espinha para vinculá-las ao material da pipa. Aplique quadrados de 2,5 cm aos cantos de ponta e ao centro da ponta para ligar o pedaço ou material do qual previamente foi tirada a fita ao longo da aresta em ambas as extremidades e para ajudar a manter a espinha no lugar. Deve haver uma pequena quantidade saliente na frente da borda, que deve ser dobrada para cima do outro lado da pipa.

    Linha de tensão

  1. 1

    Meça 1,5 cm a partir de ambas as extremidades da ponta. Use um ferro de solda ou alfinete aquecido para perfurar a fita e material da pipa nestes pontos. Tenha cuidado para não tocar nas varas de fibra de carbono com o ferro de solda.

  2. 2

    Corte um pedaço de linha de pesca de teste (ou outra linha de alta resistência), cerca de 20 cm de comprimento. Dobre ao meio e dê um nó para criar um laço de cerca de 7 cm de diâmetro. Abra o laço e dobre-o para que o nó fique no meio.

  3. 3

    Corte um segundo pedaço de linha de cerca de 75 cm de comprimento. Coloque o pedaço de 75 cm ao longo do meio do laço e, em seguida, passe um lado do laço dividido através do outro lado duas vezes. Puxe essa mesma peça do laço de modo que o outro lado se feche em torno da linha de 75 cm. Este é basicamente um duplo nó cabeça de cotovia. Deslize o laço amarrado atado a cerca de 18 cm de uma extremidade da linha principal e passe o laço através de um dos orifícios da pipa.

  4. 4

    Passe a linha ao longo da ponta e através do laço, criando outro nó cabeça de cotovia. Anexe este nó ao lado de trás da pipa, que é o lado com os mastros e fita. Passe a outra extremidade da linha através do outro orifício e, em seguida, dê um nó no lugar.

  5. 5

    De volta ao outro lado, segure o nó no laço que está segurando a linha de tensão principal e puxe a linha de tensão completamente até que você só possa colocar dois dedos entre a linha e a ponta sem curvar a borda. Apare a linha de modo que cerca de 5 ou 7 cm permaneçam estendendo-se desde o nó, então dê um nó no final, de modo que a linha de tensão não passe pelo nó duplo de cabeça de cotovia (ou nó Prusik). Para curvar a borda, segure o nó Prusik e puxe a extremidade da linha de tensão de volta para o centro da pipa até que haja um arco de cerca de dois centímetros na borda.

    Rédea

  1. 1

    Meça e marque pontos de 5 cm de ambos os lados da espinha na ponta e cerca de 1,5 cm abaixo da barra central onde todos os mastros se encontram em ambos os lados da espinha. Use o ferro de solda para fazer furos nestes quatro pontos, mais uma vez tomando cuidado para não tocar os mastros de fibra de carbono.

  2. 2

    Corte um pedaço de linha de 20 cm de comprimento. Passe-o através de um dos buracos na ponta e amarre com segurança, então repita no outro buraco. Note que a linha de rédea deve estar na frente da pipa, que é o lado onde você não pode ver os mastros. Uma gota de "super cola" (pode ser super bonder ou um similar) pode ser usada para segurança extra.

  3. 3

    Dobre ao longo de 5 a 7 cm de linha e dê um nó para criar um laço. Prenda o laço ao topo da rédea usando um nó de cabeça de cotovia - coloque o laço sob a rédea, passe a parte inferior do laço através do topo e aperte bem.

  4. 4

    Passe a extremidade inferior da linha de rédea através dos dois orifícios abaixo do centro da pipa. Puxe o nó de cabeça de cotovia até um pouco abaixo dos cantos de ponta e, em seguida, amarre a rédea inferior no lugar. Aplique a super cola à todos os nós que prendem as duas metades dá rédea ao quadro, então corte o excesso de linha da rédea inferior.

  5. 5

    Faça outro laço de 5 a 7 cm da linha e anexe-o à rédea inferior usando um nó de cabeça de cotovia. Mova o laço para a frente até que você possa levantar a ponta da pipa a cerca de 5 cm de sua superfície de trabalho sem levantar o canto de borda.

Dicas & Advertências

  • Esta pipa pode ser ajustada em duas posições - a curvatura da ponta e o laço de montagem para a linha da pipa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível