Como construir uma pirâmide

Escrito por jakki rochelle | Traduzido por júlia polachini
Como construir uma pirâmide

As pirâmides eram usadas como câmaras funerárias para a realeza Egípcia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os antigos Egípcios, Maias e Astecas construíram estruturas conhecidas como pirâmides. Enquanto as pirâmides astecas e maias eram caracterizadas por possuírem topos planos, os egípcios construíam com faces planas e com o topo pontiagudo. Todas as três civilizações construíram pirâmides quadradas, que são definidas como aquelas em que a base é um quadrado perfeito. Além de possuírem esse tipo de base, elas também possuíam quatro outras faces triangulares. Como as pirâmides quadradas são formadas com um quadrado e quatro triângulos iguais, você pode criar uma de papelão, cartolina ou papel, em apenas algumas etapas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tesoura
  • Régua
  • Papel, cartolina ou papelão
  • Cola ou fita adesiva
  • Estilete
  • Tinta ou marcadores (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use a régua e o lápis para desenhar um quadrado no centro do papel de sua preferência. O tamanho da sua base determinará a altura de sua pirâmide. Ela será um pouco mais curta em altura do que o comprimento das arestas do quadrado. Por exemplo, se você deseja uma pirâmide com aproximadamente 20 cm de altura, o comprimento do quadrado deve ser, mais ou menos, 25 cm.

  2. 2

    Desenhe um triângulo que se estenda para cima do topo do quadrado. Você desenhará quatro triângulos equiláteros, cada um se projetando de cada um dos quatro lados do quadrado.

  3. 3

    Para o primeiro triângulo, sua base será uma das arestas do quadrado. Desta forma, seus lados terão a mesma medida. Por exemplo, se o quadrado possuir arestas de 10 cm, os lados do triângulo também devem medir 10 cm.

  4. 4

    Faça os outros três triângulos da mesma forma que o primeiro, estendendo de um dos lados do quadrado, de modo que apontem para o exterior.

  5. 5

    Corte toda a forma, tomando cuidado para seguir os perímetros de fora dos triângulos.

  6. 6

    Corte em volta do perímetro com um estilete se você estiver usando um material mais grosso, como papelão, e que seja difícil de dobrar. Cuidado para não cortar toda a marcação através do material.

  7. 7

    Dobre a parte superior do triângulo em sua aresta inferior, de modo que ela aponte em direção ao quadrado.

  8. 8

    Faça o mesmo com os outros três triângulos. Eles devem ser dobrados ao longo das linhas verticais e estarem apontando para dentro.

  9. 9

    Dobre os triângulos da direita e da esquerda da mesma maneira. Eles devem ser dobrados ao longo das linhas verticais, apontando para o interior.

  10. 10

    Ajuste os três triângulos de forma que seus cantos se toquem e que suas pontas formem um ponto na parte superior da pirâmide.

  11. 11

    Use cola ou fita adesiva para segurar os cantos dos triângulos juntos, assim sua pirâmide continuará em seu formato.

  12. 12

    Considere usar tintas ou marcadores para decorar sua pirâmide. Você pode fazê-la parecer realista, pintando-a de amarelo ou dourado e desenhando tijolos em suas laterais; ou você também pode decorá-la com hierógrafos egípcios.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media