Como construir um pórtico

Escrito por laura reynolds | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um pórtico
As entradas americanas têm origem nas edificações holandesas (Downers Grove Historical Society, Wikimedia commons)

Pórticos na entrada das casas fazem parte do conceito americano de comunidade. Em cidades grandes e pequenas, famílias se reúnem e os vizinhos conversam nos degraus e na plataforma que leva à porta da frente da residência. Descendente do holandês “stoep”, o pórtico foi identificado nas redondezas do Vale do Rio Hudson e de Nova Amsterdã — hoje, essas entradas embelezam as casas do Brooklyn e as fazendas do Nebraska. Construir sua própria sacada pode ser complexo — e caro — dependendo da forma que você escolher.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Materiais de construção, incluindo madeira, cimento, azulejos e ferragens
  • Ferramentas manuais, incluindo martelos, chaves de fenda e chaves inglesas
  • Ferramentas como serra circular, fresa e pistola de prego

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece pelo básico. Observe sua vizinhança — você provavelmente vai querer construir algo que combine com o estilo geral do bairro. Se você vive em um lugar ou edifício histórico, poderá precisar da aprovação de uma comissão para uma reforma na parte externa. O fiscal da prefeitura ou a comissão local pode ajudá-lo com os requerimentos dos códigos de construção e das normas locais para a edificação de varandas e entradas. A maioria desses regulamentos são simples e lhe ajudarão a não ficar com a consciência pesada. Consiga todas as permissões necessárias antes de começar a construção.

  2. 2

    Projete uma entrada prática e use desenhos próprios ou planejados por profissionais. A plataforma na frente da porta deve ser grande o suficiente para alguns convidados ficarem em pé — a maioria dos pórticos são 30 cm ou 60 cm maiores que o alcance da porta, para que os convidados não tenham que se mover quando ela é aberta. Muitos proprietários de casas feitas com arenito vermelho são sortudos; seus construtores resolveram esse problema embutindo a porta frontal na fachada da casa, criando uma plataforma espaçosa e um telhado. Os degraus não devem ser nem muito profundos e nem muito rasos para os pés humanos (mesmo que calçados em botas lamacentas) para que fiquem confortáveis. Uma elevação de 18 cm e uma pisada de 20 cm ou uma proporção de 22 cm de elevação para um passo seria uma medida típica em um pórtico.

    Como construir um pórtico
    Talvez você precise de autorização da prefeitura para construir o seu pórtico
  3. 3

    Escolha o estilo e os materiais. Uma entrada de concreto pesado com grades de ferro é típica de moradias urbanas; essa entrada provavelmente ficaria deslocada em uma área rural ou de periferia, a menos que a casa tivesse sido construída na virada do século XX. As plataformas e degraus de madeira necessitam de um trabalho de carpintaria considerável, especialmente se a entrada receber cobertura, e eles provavelmente ficarão deslocados na cidade, a menos que construídos em um bairro de estilo vitoriano. Muitos pórticos são a combinação de um convés de cimento com degraus de madeira. Seja qual for sua escolha, compre sempre parafusos galvanizados e ferramentas externas graduadas para a plataforma.

  4. 4

    Faça uma fundação e uma estrutura sólidas, afundando o piso de concreto ou o píer abaixo da linha de geada. Fixe as plataformas ao edifício usando placas e vigas de aro e coloque telhados com pelo menos 5 cm para cada 30 cm de distância da base até a casa (ou topo) — use madeira tratada ou planejada Nivele os degraus com piso de concreto ou coloque-os em blocos de cascalho e areia. Um degrau único ou degraus pequenos podem ser facilmente nivelados dessa forma.

  5. 5

    Termine bem o projeto. Cubra os telhados do mesmo modo que cobriria outras partes da casa — com material de revestimento, telhas e materiais à prova d’água que coincidam com o resto da casa. Pinte a plataforma com tinta à base de óleo — antes, coloque areia em cantos para atenuar as partes afiadas e use selante de madeira no fim de bordas. Aplique bluestone, azulejos decorativos ou outras superfícies de tratamento enquanto o cimento está sendo feito para evitar delaminação. Pinte grades de ferro ou esteiras com tinta à base de óleo recomendada para usar em metais.

    Como construir um pórtico
    A pintura dá um toque final à entrada da casa

Dicas & Advertências

  • A maioria das casas do século XIX não eram construídas com varandas que se tornaram populares somente na primeira parte do século XX. Elas eram adicionadas a pórticos já existentes para criar um cômodo externo a mais.
  • Estruturas para escadas e outros materiais estão disponíveis em muitas lojas de produtos para a casa e, indo às compras, você encontrará diversos modelos diferentes — na verdade, comprar esses componentes costuma geralmente tão econômico quanto construí-los. Você pode gastar com essa parte contratando um empreiteiro para construir a plataforma de cimento como uma alternativa sensata ao "faça você mesmo". Peça ao profissional que insira trilhos para apoiar os degraus e as grades.
  • Tome cuidado ao usar ferramentas e use sempre protetor para os olhos com ferramentas elétricas, martelo e pistolas.
  • Evite materiais que contenham arsênico (um ingrediente tóxico ao ambiente em algumas madeiras de preservação) ou materiais que não tenham sido projetados especificamente para uso externo; muitas composições, incluindo a madeira compensada, delaminam ou absorvem água em climas chuvosos ou com umidade elevada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível