Mais
×

Como construir um prisma hexagonal

Atualizado em 20 julho, 2017

Formas em três dimensões podem ser difíceis de fabricar quando se trata de artesanato e modelos de matemática. A consideração mais importante é o material. Uma cartolina fina, mas levemente resistente, serve bem para as dobras e os cortes necessários. Uma vez tendo o material certo, uma série de dobras e cortes criam a figura tridimensional.

Instruções

Uma régua é necessária para este projeto (the ruler image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Usando o lápis e a régua, faça um retângulo na cartolina medindo 16,2 x 5 cm.

  2. Posicione a cartolina em cima da superfície de corte e a régua de maneira que as bordas fiquem alinhadas com os riscos feitos a lápis.

  3. Segure a régua firmemente com uma mão, e com a outra passe o estilete para fazer um corte ao longo da linha feita a lápis. Depois, corte a mesma linha mais uma ou duas vezes até que o estilete tenha cortado a cartolina até o fim.

  4. Repita o processo em todas as linhas feitas a lápis até que o retângulo se solte.

  5. Use o lápis e a régua para marcar o retângulo. Desenhe uma linha longitudinal a 1,2 cm da parte de cima e outra da parte de baixo para dividir o retângulo em três (dois de 1,2 cm de largura nas bordas e um de 2,5 cm de largura no centro). Em seguida, divida cada retângulo fino (superior e inferior) em seis partes iguais, desenhando seis linhas verticais, a cada 2,5 cm de distância. Deverá sobrar 1,2 cm na extremidade.

  6. Corte ao longo das linhas verticais, mas não ao longo das horizontais. O retângulo do meio ficará intacto.

  7. Dobre cada corte para fazer seis dobras no retângulo do meio, dobrando-os em uma figura de seis lados. Corte os centímetros extras no final da fila de abas (mas não no meio). Em seguida, dobre cada aba no retângulo de cima e de baixo em direção ao centro da figura.

  8. Aplique cola nos 1,2 cm extras depois da última dobra na seção central do retângulo. Dobre-a sob a primeira seção do outro lado para fechar a figura.

  9. Use a régua para desenhar dois hexágonos de lados iguais na cartolina de modo que cada lado meça 2,5 cm. Em seguida, corte os dois retirando-os da cartolina, um lado de cada vez.

  10. Aplique cola a uma fileira de abas achatadas e prenda-as em um dos hexágonos para criar a parte inferior do prisma. Em seguida, faça o mesmo com a outra linha e outro hexágono para criar o topo.

Dicas

  • Ao colar o topo, não dobre as abas até um ângulo reto antes do tempo. Dessa forma, haverá alguma resistência que fará a cola grudar quando você pressionar a parte superior do lado de fora do prisma.

O que você precisa

  • Folha de cartolina fina ou papelão
  • Lápis com borracha
  • Régua
  • Superfície para corte, como placa de espuma ou de madeira
  • Cola
  • Estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article