Como construir um web player para sua rádio SHOUTcast

Escrito por kevin hurd Google | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um web player para sua rádio SHOUTcast
Construir um player web fora do SHOUTcast pode ajudar a exibir sua estação de rádio para mais visitantes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O SHOUTcast é um serviço online que permite que os usuários construam suas próprias estações de rádio. Embora a reprodução de fato seja hospedada pelo usuário, o serviço a retransmite por meio do seu site, resultando em mais publicidade. Os emissores e ouvintes usando o SHOUTcast têm a possibilidade de construir seus próprios players de mídia fora do serviço para compartilhar uma estação em outro site. Isto é geralmente chamado de incorporação. Há duas formas de fazer isso: construindo um player SHOUTcast padrão ou embutindo um player de terceiros, como o Windows Media Player. Enquanto construir um player SHOUTcast padrão seja fácil, construir uma versão web do Windows Media Player exigirá mais habilidades de codificação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Embutindo o Windows Media Player

  1. 1

    Abra um programa que possa criar e editar documentos HTML. Em um sistema Windows, o Bloco de notas é uma boa escolha. Ele pode ser encontrado clicando no botão "Iniciar" no canto inferior esquerdo da tela e navegando-se até "Todos os programas, "Acessórios e então "Bloco de notas". Em um Mac, o Text Editor funcionará. Abra esse programa pelo Dock ou pasta de aplicativos.

  2. 2

    Digite o seguinte código no programa:

    <OBJECT ID="MediaPlayer" WIDTH="192" HEIGHT="190" CLASSID="CLSID:22D6F312-B0F6-11D0-94AB-0080C74C7E95" STANDBY="Loading Windows Media Player components..." TYPE="application/x-oleobject">

    Essa é a peça de código que diz ao computador para mostrar o Windows Media Player na página da internet. O código deve ser deixado intocado, exceto pelos valores de "height" (altura) e "width" (largura), que determinam o tamanho do player em pixels. Mude esses valores ou deixe-os conforme padrão.

  3. 3

    Digite esse código abaixo do anterior:

    <PARAM NAME="FileName" VALUE="videofilename.wmv">

    Essa é a fonte do arquivo ou stream que será executado no Windows Media Player. Apague a parte do código que diz "videofilename.wmv", mas deixe as aspas. Digite a URL da rádio online em substituição. Ela é geralmente um endereço de IP seguido por um número de entrada ("1.2.3.4:80", por exemplo). Se você é o emissor da rádio online, esse número deve ser conhecido, já que é necessário para reproduzir a estação no SHOUTcast. Se isso for para uma estação que não seja a sua, contate o webmaster da estação para requisitar o IP URL.

  4. 4

    Digite o código seguinte abaixo do anterior:

    <PARAM name="autostart" VALUE="false"> <PARAM name="ShowControls" VALUE="true"> <param name="ShowStatusBar" value="false"> <PARAM name="ShowDisplay" VALUE="false">

    Esses são parâmetros que determinam o visual e operação do player. Todos são mutáveis, e parâmetros adicionais podem ser acrescentados. "Show Controls" (Mostrar controles) exibe os botões play, parar e demais botões básicos. Está configurado em "true" (verdadeiro) por padrão e deve continuar dessa forma. Tente adicionar mais parâmetros e mudar suas configurações de verdadeiro/falso para personalizar ainda mais o player.

  5. 5

    Digite o código seguinte abaixo do anterior:

    <EMBED TYPE="application/x-mplayer2" SRC="videofilename.wmv" NAME="MediaPlayer" WIDTH="192" HEIGHT="190" ShowControls="1" ShowStatusBar="0" ShowDisplay="0" autostart="0"> </EMBED> </OBJECT>

    Esse é o código embutido que constrói o Media Player. Infelizmente, as configurações digitadas anteriormente nos parâmetros precisam ser redigitadas aqui. Troque o "videofilename.wmv" pela URL da estação, ajuste a altura/largura e configure os valores de verdadeiro/falso dos parâmetros, usando "0" para verdadeiro e "1" para falso. Parâmetros adicionais digitados nos passos anteriores terão que ser adicionados aqui.

  6. 6

    Salve o documento HTML. No Bloco de notas da Microsoft, vá até "File" (Arquivo) e cliquem em "Save as" (Salvar como). Digite um nome de arquivo para o documento e termine-o com ".html" antes de clicar em "Save" (Salvar). Em um computador Mac, clique em "File" no topo da página e então "Save as". Digite um nome de arquivo para o documento e mude o formato de página de Rich Text para HTML usando o menu suspenso abaixo.

  7. 7

    Dê um clique duplo no documento para abri-lo em um navegador padrão. Teste o player apertando os botões "Play" (Executar) e "Stop" (Parar) para ver se o stream se inicia. Para embutir o player em uma página, copie e cole o código inteiro dos três passos anteriores em um editor web onde código HMTL seja permitido.

    Usando o player padrão do SHOUTcast

  1. 1

    Visite o site www.shoutcast.com. Encontre a estação para a qual o player será criado usando a caixa de pesquisa "Station" (Estação) no topo da página.

  2. 2

    Clique no nome da estação. Uma janela com o player deve aparecer, permitindo que a estação seja escutada. Clique no botão "Copy Embed Code" (Copiar código de incorporação). Selecione e copie a URL.

  3. 3

    Cole o código de incorporação em um editor web ou outro local que aceite códigos HTML. O player deve aparecer na página uma vez que a versão editável seja salva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível