Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver

Escrito por katelyn kelley | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
Passo 1.1

Como o Dreamweaver torna fácil o trabalho com códigos e scripts HTML, mesmo que você seja um webdesigner iniciante, adicionar um contador de visitas à sua página não é difícil. Há algumas formas de criá-lo. A mais fácil delas é obter o código de um contador gratuito de seu servidor e colá-lo em sua página. Uma segunda forma é criar uma página PHP e utilizar um script PHP. Este último método é um pouco mais complicado, mas você não precisa ser um programador para consegui-lo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Usando o contador de um servidor

  1. 1

    Navegue até a página inicial de seu servidor de hospedagem e veja se ele oferece contadores gratuitos. Se não, vá a outra página que o faça. A Bravenet, por exemplo, oferece contadores gratuitos e outras ferramentas da web mesmo caso você não tenha uma conta deles (ver Recursos).

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 1.1
  2. 2

    Clique no link para a ferramenta do contador. Você pode ter que efetuar um registro no servidor para baixar o código, mas o registro deve ser gratuita. Caso não seja, busque em outro lugar. O contador da Bravenet é gratuito.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 1.2
  3. 3

    Clique no botão para criar um novo contador de visitas. Então, você será pedido para inserir um nome ao contador e um endereço da página à qual você deseja adicioná-lo.

  4. 4

    Escolha as configurações e busque seu contador.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 1.4
  5. 5

    Selecione (destaque) e copie o código Javascript que o servidor coloca na tela para você.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 1.5
  6. 6

    Abra o Dreamweaver e abra a página à qual você deseja adicionar o contador.

  7. 7

    Visualize o código HTML para sua página clicando no botão "CODE" no topo da janela, e clique no local onde você deseja manter o contador. Normalmente, contadores são colocados na parte inferior da página, sobre a etiqueta "BODY".

  8. 8

    Selecione "Colar" do menu Editar e o código para o contador será inserido. Salve as mudanças, efetue o upload de sua página para o servidor e visualize-a em seu navegador da Internet para testá-lo.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 1.8

    Usando um script PHP gratuito

  1. 1

    Use seu navegador da Internet para efetuar o download de um contador de visitas PHP gratuito, como o disponibilizado por phpjunkyard.com (ver Recursos).

  2. 2

    Vá até sua página no Dreamweaver e crie uma nova pasta em seus arquivos locais chamada "counter".

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 2.2
  3. 3

    Coloque o script PHP e os arquivos incluídos na pasta e leia as instruções vindas com o script para saber quaisquer passos de personalização especial que você deverá tomar. Às vezes, esta informação está na página antes que você o baixe, ou em um arquivo "readme" incluído no download.

  4. 4

    Abra o arquivo do contador PHP no Dreamweaver. Altere para a visão "CODE" se for necessário. Deverão haver instruções claras do programador no topo do arquivo a respeito de que variáveis você deverá personalizar.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 2.4
  5. 5

    Faça quaisquer mudanças necessárias ao código PHP de acordo às instruções do programador. Salve e feche o arquivo.

  6. 6

    Abra a página na qual você deseja colocar o contador e salve-a com a extensão .php ao invés de .htm ou .html. Para executar o PHP em sua página, você necessitará essa extensão de arquivo ou os comandos serão ignorados. Visualize o código HTML no arquivo.

  7. 7

    Clique no local no qual você deseja que o contador apareça (em qualquer parte sobre a etiqueta de fechamento "BODY") e cole uma chamada PHP para o arquivo do contador de visitas de acordo com as instruções que vieram com o script. O código deverá parecer algo como: <script language="Javascript" src="http://www.YOUR_DOMAIN.com/counter/gcount.php"><!--//--></script>

  8. 8

    Adicione um link de volta à página do programador que está sob o contador (é considerada a coisa certa a se fazer, já que você está usando algo de outra pessoa sem pagar), salve as alterações ao arquivo, efetue o upload da página PHP e a página do contador ao servidor da Internet.

  9. 9

    Visualize os arquivos de seu servidor no Dreamweaver selecionando "Remote Site" no topo dos arquivos da caixa de arquivos à direita. Se as instruções para o scrip de seu contador dizem para alterar permissões de arquivos em qualquer dos arquivos do script, clique com o botão direito no nome do arquivo e escolha "Set Permissions" a partir do menu pop-up.

    Como fazer um contador de visitas no Dreamweaver
    Passo 2.9
  10. 10

    Faça as alterações em "Set Permissions" e clique em "OK".

  11. 11

    Volte à "Local View" na lista de arquivos de sua página e confira novamente o contador na página para assegurar-se de que o comando PHP está certo, e então salve, efetue o upload do arquivo ao servidor e use o seu navegador da Internet para visualizar a página e testar o contador.

Dicas & Advertências

  • Há companhias de contadores gratuitos que oferecem códigos para ser copiados e colados à sua página da Internet (como o exemplo acima). Entretanto, se a companhia sair do negócio, o serviço também acabará. Uma vez que as companhias de hospedagem virtual oferecem diversos serviços (e não apenas contadores), elas tendem a se manter por mais tempo nos negócios.
  • Você pode também usar um script Perl CGI para o contador. Eles funcionam de forma similar ao script PHP descrito acima e são gratuitos para ser baixados pela Internet.
  • Contadores de visitas gratuitos de servidores da Internet podem incluir publicidade gráfica da companhia, mas essa será uma pequena concessão para algo que você está recebendo de forma gratuita. Usar um contador PHP apenas funcionará se o seu servidor tiver o PHP instalado. A maioria das companhias da Internet oferece, mas os provedores que lhe dão uma conta gratuita como parte de seu pacote de internet podem não fazê-lo.
  • Quando estiver usando o script PHP, você poderá ter que atualizar alguns links em sua página, uma vez que o nome dela será alterado quando for adicionada a extensão .php ao nome do arquivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível