×
Loading ...

Como converter metros cúbicos de placas de madeira em metros lineares

Atualizado em 20 julho, 2017

A madeira serrada é geralmente vendida em metros cúbicos, que é um valor que não corresponde ao comprimento linear da madeira. Por exemplo, uma placa que tenha as medidas de 2 cm x 50 cm x 2 m possui apenas 0,02 m³, embora tenha um comprimento linear de dois metros. Uma placa com 10 cm x 100 cm x 3 m possui um volume de 0,3 m³ e um comprimento linear de três metros. É importante realizar a conversão da medida em metros cúbicos para o comprimento linear durante a aquisição de madeira serrada.

Instruções

A conversão de metros cúbicos em metros lineares é importante para a aquisição de madeira serrada (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Anote o volume da madeira serrada em metros cúbicos. Esse número é geralmente fornecido no ato da compra, mas também pode ser encontrado ao dividir o valor pago pelo custo do metro cúbico da madeira. Lembre-se de que pode ser difícil encontrar esse valor, pois ele não corresponde ao comprimento linear.

    Loading...
  2. Meça a largura e a espessura das placas utilizando uma fita métrica e multiplique esses valores. Por exemplo, se a placa possuir 10 cm de largura e 10 cm de espessura, o resultado será 100 cm². Se a placa possuir 10 cm de largura e 40 cm de largura, o resultado será 400 cm².

  3. Divida 100 pelo valor obtido no Passo 2 para encontrar o multiplicador. Por exemplo, se o número encontrado foi três, o multiplicador será 33,33. Se o número encontrado foi 18, o multiplicador será 5,55 .

  4. Multiplique o número de metros cúbicos encontrado no Passo 1 pelo valor encontrado no Passo 2. Esse será o comprimento linear de suas placas em metros.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Calculadora (opcional)
  • Trena
Loading ...
Loading ...