Cordas mais populares para guitarras de jazz com um único captador no pescoço

Escrito por floyd drake iii | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cordas mais populares para guitarras de jazz com um único captador no pescoço
As cordas certas ajudam a obter o tom morno de jazz que é produzido pelas guitarras de único captador (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

As cordas são um aspecto importante do tom e da facilidade de se tocar uma guitarra. Elas trabalham em conjunto com os captadores e com a guitarra em si para produzir uma série de tons. As guitarras de jazz são conhecidas por seu tom cheio e morno, e os guitarristas de jazz são conhecidos por ser exigentes em sua escolha de cordas. Devido à quantidade de calibres, materiais e marcas diferentes, é preciso conhecer um pouco sobre o assunto para encontrar a corda ideal para seu estilo e som desejado.

Outras pessoas estão lendo

Guitarras de jazz

Tradicionalmente, as guitarras de jazz são "archtops" ocos com captadores que permitem que sejam amplificadas. Os três fatores que determinam o tom grande e morno da guitarra de jazz são os captadores, as cordas e a acústica natural. Muitos desses modelos usam um único captador próximo ao braço, que pode ser montado no corpo da guitarra ou sobre um pequeno suporte, conhecido como captador flutuante. Ao colocá-lo nessa posição, obtém-se um tom mais morno, especialmente ao se usar o conjunto certo de cordas.

Cordas mais populares para guitarras de jazz com um único captador no pescoço
Muitas guitarras de jazz utilizam um único captador próximo ao braço (S Dunn/Digital Vision/Getty Images)

Material da corda

As cordas para guitarra de jazz costumam ser feitas com um núcleo de aço-carbono, que é diferente do núcleo hexagonal usado na maioria das cordas. Então, enrola-se um fio ao redor do núcleo, como muitos guitarristas preferem. Além de o níquel ser considerado o material de maior qualidade, também produz tons mais mornos do que o as cordas de aço inox, que costumam ser mais estridentes e claras.

Cordas mais populares para guitarras de jazz com um único captador no pescoço
As cordas de guitarra ajudam a produzir tons diferentes, de acordo com o tipo de música (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tipos de cordas

Os dois principais tipos de cordas para guitarras de jazz são as flatwound (enrolamento plano), que são enroladas com uma fita plana e polida de níquel, e as roundwound (enrolamento redondo), que são enroladas com um fio redondo, que geralmente é de níquel. As cordas flatwound são mais populares com os guitarristas de swing e bebop, e possuem um som suave e antigo. As cordas roundwound produzem sons mais brilhantes, e apesar de serem mais ruidosas que as flatwound, seu tom brilhante lembra o de um piano.

Cordas mais populares para guitarras de jazz com um único captador no pescoço
Os tipos mais comuns de corda são roundwound e flatwound (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Calibre das cordas

Após escolher o tipo de corda, deve-se selecionar o calibre. Esta medida é o diâmetro da primeira e da última corda, tendo em vista que as cordas de guitarra normalmente são vendidas em conjunto. As cordas mais populares para os guitarristas de jazz são as de calibre pesado, com diâmetro de 0,12 polegada para a corda mi aguda, até 0,54 polegada para a corda mi grave - comumente conhecidas como encordoamento 12, devido à espessura da corda mi aguda. A maioria dos guitarristas de rock usa cordas mais leves, como 0,10; 0,09 e 0,08. Essas cordas mais leves permitem os bends (dobras de corda), que não são tão usados no jazz. A maioria dos guitarristas de jazz começa pelas cordas mais leves, e vai aumentando a espessura conforme melhoram. Geralmente, as cordas mais populares entre os guitarristas de jazz são as flatwounds de níquel, do calibre mais confortável para o guitarrista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível