on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar o CorelDRAW

CorelDRAW é um software popular, capaz de gerar desenhos especializados, que vão desde modelos 2D até logotipos empresariais. A regra aqui é utilizar toda a imaginação para criar desenhos que realmente façam a diferença. O sucesso comercial do software já dura 25 anos e foi popularizado sobretudo por designers que utilizam os amplos recursos do software para criar desenhos, layouts criativos e vetores. Existem muitas versões e atualizações disponíveis do CorelDRAW. Escolha aquela que mais atenda às suas necessidades e mãos à obra.

Instruções

O programa foi popularizado sobretudo por designers, que utilizam os amplos recursos do software para criar desenhos e layouts criativos (Ciaran Griffin/Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo antes de usar o CorelDRAW é adquirir o software, o que pode ser feito em lojas especializadas ou pela internet, no site oficial da desenvolvedora do Corel. Se preferir, também é possível adquirir uma versão teste do programa.

    Loading...
  2. Depois de instalado no seu sistema operacional, é hora de começar a usar o CorelDRAW. Inicie criando um novo projeto. Clique na aba "Arquivo" e selecione "Novo".

  3. Então, o programa abre uma janela na qual o usuário pode escolher entre as várias opções de tamanhos de tela ou de papel no qual o trabalho será eventualmente impresso. Escolha a opção que mais o interessar. Usualmente, utiliza-se o tamanho de papel A4 como padrão. Em seguida, clique em "OK".

  4. A área de trabalho do programa possui uma parte superior com a barra de ferramentas que traz recursos básicos que certamente serão muito utilizados no seu projeto. Na parte esquerda, você verá opções para desenho, tipos de caneta, seleção de cor e formas variadas. Já na aba direita está a paleta de cores.

  5. Uma forma de iniciar seu projeto é criando desenho por meio de formas geométricas. Na aba direita, selecione a forma que você deseja (linhas, quadrados, retângulos ou círculos). Então, clique com o mouse na folha localizada no centro da tela e faça seu desenho.

  6. No menu de ferramentas, você poderá diminuir ou aumentar o tamanho do desenho, girá-lo na direção desejada e ainda copiar e colar. Para alterar o tamanho do desenho de forma proporcional, basta arrastar com o mouse os pontos localizados nas extremidades.

  7. Você também pode fazer desenhos com a caneta ou com linhas, se preferir. Essas e outras opções de desenho estão localizadas na parte direita da barra de tarefas.

  8. Para colorir o seu desenho, utilize as cores da paleta na parte esquerda da área do programa. Basta selecionar o objeto que deseja ser pintado e clicar com o lado direito do mouse direto sobre a cor desejada. O objeto será colorido instantaneamente. Para mudar a cor, basta repetir o processo com outra cor.

  9. Para movimentar o desenho, basta clicar sobre ele e arrastá-lo para a área desejada.

  10. Uma forma de realizar desenhos mais interessantes é agrupando figuras separadas. Para isso, basta arrastar uma figura ou um desenho desejado sobre o outro. Então, clique no menu "Organizar" e selecione a tecla "Agrupar".

  11. Se desejar criar textos sobre o desenho, basta selecionar a caixa de texto e abri-la no local desejado da tela.

  12. Esses são os passos principais para realizar um desenho no CorelDRAW. Utilize sua criatividade para realizar projetos interessantes. Lembre-se de que a melhor maneira de aprender a dominar um software é com muita dedicação, treino e esforço.

Loading...

Dicas

  • Para realizar desenhos de formas geométricas (retângulo, quadrado, círculo) perfeitas, segure a tecla "Control" enquanto arrasta a forma para a tela.
  • Há uma série de vídeo-aulas disponíveis na internet para quem deseja se aprofundar no software.

Aviso

  • Não esqueça de salvar constantemente o seu projeto sob o risco de perdê-lo, caso o computador desligue acidentalmente.

O que você precisa

  • Software CorelDRAW
  • Computador Mac ou Windows

Referências

Loading ...
Loading ...