Como corrigir má conexão de cabos a bateria

Escrito por david robinson | Traduzido por bruno callegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como corrigir má conexão de cabos a bateria
Cabos mal conectados a bateria podem impedir que o carro ligue (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os cabos da bateria são os primeiros e últimos componentes em cada circuito eléctrico de um veículo, com a energia deixando a bateria por um cabo e retornando por outro. Conexões ruins podem causar perda de tensão, aumento da corrente e rendimento ruim. Conexões muito ruins impedem completamente o fluxo de eletricidade, fazendo com que todos os sistemas elétricos deixem de funcionar. Consertar conexões ruins em um cabo de bateria é uma tarefa simples.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Trapo velho
  • Chave inglesa
  • Chave de fenda
  • Limpador de terminal da bateria
  • Escova de arame
  • Lixa de esmeril
  • Vaselina

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Retire a tampa da caixa da bateria, se houver uma, e coloque-a em um lugar seguro. Limpe a sujeira solta e umidade da bateria usando um trapo velho. Retire os fios soltos para acessar os terminais da bateria.

  2. 2

    Verifique se o veículo tem um sistema de aterramento positivo ou negativo. A maioria dos veículos modernos são negativos - o fio preto (negativo) vai da bateria ao chassi do veículo. Veículos mais antigos podem ter um aterramento positivo. Se não tiver certeza, consulte o manual do fabricante do veículo.

  3. 3

    Desconecte o cabo da bateria que faz o aterramento. Use uma chave inglesa, uma chave de fenda, ou simplesmente solte o botão de plástico, dependendo do sistema usado em seu veículo. Coloque o cabo desconectado em um local em que não exista a chance de acidentalmente voltar para o terminal da bateria. Por exemplo, se o veículo tiver um aterramento negativo, desconecte o cabo negativo. Quando o cabo de aterramento estiver desligado, e apenas quando já estiver desligado, solte o outro cabo. Coloque a extremidade em algum lugar seguro, onde não possa voltar e encostar na bateria.

  4. 4

    Aplique o limpador de terminal da bateria sobre um dos terminais e gire-o para remover a corrosão e os restos de metal oxidado. Continue girando até que o terminal fique brilhando. Como alternativa, você pode usar uma combinação de escova de aço e lixa para limpar o terminal até que ele brilhe. Repita o processo no outro terminal.

  5. 5

    Limpe cada um dos grampos de cabo da bateria. Esfregue cuidadosamente cada grampo do terminal com uma escova de aço e lixe até que esteja limpo e brilhante. Limpe-o com um trapo velho e espalhe vaselina sobre todas as superfícies metálicas.

  6. 6

    Limpe todos os detritos da parte superior da bateria e em seguida reconecte o cabo que foi desligado por último. Assim, para um veículo com aterramento negativo, reconecte o cabo positivo primeiro. Certifique-se de que o grampo do terminal fique o mais assentado possível e, em seguida, aperte-o. Aperte-o até que você não consiga mover o grampo com a mão. Não aperte demais, pois poderá danificar o terminal da bateria.

  7. 7

    Reconecte o outro cabo, novamente empurrando o grampo totalmente para baixo no terminal da bateria e apertando-o até que você não consiga movê-lo com a mão.

  8. 8

    Espalhe uma camada generosa de vaselina sobre todo o cabo da bateria e sobre as conexões dos terminais.

Dicas & Advertências

  • Verifique os cabos de bateria toda semana para sinais de corrosão e aperto. A manutenção regular irá impedir que os cabos percam eficiência e ajudará a manter o sistema elétrico em bom estado.
  • Retire todos os anéis, relógios e colares feitos de metal. O contato acidental entre joias metálicas e a bateria pode resultar em um curto-circuito e acidentes graves. Uma bateria de automóvel completamente carregada pode soldar um anel em uma parte do veículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível