on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cortar e costurar o comprimento correto do elástico para um cós de calça

Atualizado em 26 junho, 2017

O elástico pode ser usado em muitas peças de roupa que exigem uma elasticidade maior para permitir alguns movimentos. Várias cinturas de calças contêm elásticos para dar conforto ao usuário, assim como para ajudar a manter a forma do tecido. Frequentemente é necessário substituir um pedaço de elástico em uma peça de roupa que tenha alargado com o tempo de uso. É possível medir e cortar um pedaço de elástico para usar no cós de saias e calças.

Instruções

Aprenda a substituir corretamente o elástico do cós de uma peça de roupa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Compre um pedaço de elástico bom para costurar em sua peça de roupa. Procure algo entre 2,5 e 5 cm de largura para evitar que fique torcendo ou apertando a cintura. Confira as instruções no pacote -- muitas apresentam o uso adequado para cada tipo de elástico. Se possível, puxe o elástico para determinar a força da peça. Compre um pacote de um produto forte e largo para usar em calças para adultos.

    Loading...
  2. Tire a medida de sua cintura. Use o elástico comprado, ao invés de usar uma fita métrica. Coloque-o diretamente sobre sua pele para um caimento melhor, e em volta do seu corpo na altura da cintura da peça de roupa. Puxe-o suavemente até que se sinta confortável, mas um pouco esticado. Não corte o elástico, mas sobreponha as pontas no ponto onde se cruzam.

    Coloque um alfinete sobre as partes sobrepostas. Mova-se com o elástico preso para ter certeza de que a colocação está certa. Alongue-se e sente-se. O elástico deve ficar um pouco largo durante o alongamento, e confortável enquanto estiver sentado. Solte o tecido em cerca de 1,5 cm para permitir a espessura do tecido do cós. Corte o elástico com uma sobra de 2,5 cm.

  3. Retire o elástico velho da cintura de suas calças fazendo um pequeno corte com o abridor de costura do lado de dentro do cós. Pegue um pedaço do elástico velho e puxe através o buraco criado. Corte-o e tire completamente do cós da roupa.

  4. Coloque o pedaço novo de elástico puxando-o de forma que atravesse o cós de sua peça de roupa. Coloque um alfinete em uma ponta do elástico e use-o para empurrá-lo por toda o cós, juntando e soltando o tecido enquanto trabalha com o alfinete. Não permita que o elástico dobre ou enrole durante a inserção. Puxe ambas as pontas através do buraco criado. Sobreponha-as em 2,5 cm.

  5. Costure as pontas sobrepostas com linha e agulha. Puxe as pontas conectadas do elástico para dentro do cós. Costure novamente o buraco criado para a inserção do novo elástico.

Loading...

O que você precisa

  • Elástico
  • Abridor de costura
  • Tesoura para costura
  • Linha e agulha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...