×
Loading ...

Como fazer uma meia calça

Faça sua própria meia calça nas cores que você quiser para combinar com certas roupas, ou para ter um par a mais para usar em casa ou na academia. Como você só precisará costurar a perna de um par de meias, terá apenas de seguir um procedimento específico para criar o molde e para cortar e costurar o tecido. Você precisa de um tipo de tecido que possa ser esticado. Isso e o resto do materiais podem ser encontrados em lojas específicas de tecido e artesanato.

Instruções

Aprenda a fazer meia calça com as cores e estampas que você quiser (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Coloque uma meia calça que caiba em você em um pedaço de papel grande para criar o molde. Contorne a borda de uma metade da meia calça com uma caneta e certifique-se de que a linha está reta mesmo que perna esteja curvada. Tire a meia calça do papel e termine de traçar o molde juntando a linha de cima da cintura com a extremidade da linha abaixo da virilha.

    Loading...
  2. Trace uma linha na parte superior, 5 cm acima da linha traçada anteriormente, acrescentando 2,5 cm de altura para o cós. Corte o molde.

  3. Dobre um pedaço da lycra ou lycra bambu e alinhe a borda exterior do molde com a borda dobrada do tecido. Dobre para dentro o lado do tecido que você quiser que fique para fora. Certifique-se de que a parte inferior do molde esteja alinhada com a borda inferior do tecido. Contorne na direção da parte de fora do molde com o giz e corte. Repita esse processo para fazer o outro lado da meia calça.

  4. Desdobre as duas metades da meia calça e coloque-as uma em cima da outra com as bordas alinhadas. Prenda as duas juntas pela borda com os alfinetes e costure apenas na parte do meio — a parte reta acima das pernas. Não costure as pernas ainda. Use ponto corrido com uma distância de 1,5 mm entre os pontos e com esse mesmo tamanho de comprimento, e a 6 mm de distância das bordas do tecido. Vá para frente e para trás no mesmo lugar quando começar, e pare de costurar para garantir as linhas de pontos.

  5. Puxe os lados opostos da meia calça na costura que você acabou de fazer de forma que as pernas se distanciem e as bordas do tecido se alinhem. Junte o tecido prendendo-o com alfinetes e costure desde a parte de baixo no dedão de uma das pernas da meia calça, passando pela borda interna, subindo pelo gancho e indo para baixo novamente na ponta do dedão da outra perna, na borda interna. Deixe os pontos firmes indo para trás e para frente no mesmo lugar.

  6. Meça sua cintura ou o lugar onde vai ficar sua meia calça e subtraia 5 cm. Meça e corte um pedaço de elástico (de 1,25 cm de largura) nesse tamanho e costure as extremidades dele de modo que elas tenham uma sobreposição de 1,25 cm.

  7. Segure a faixa de elástico na parte de dentro da cintura da meia calça, dobre 6 mm da borda do tecido por cima do elástico em toda a cintura e prenda com alfinete. Costure essa borda com ponto corrido.

  8. Dobre a parte da cintura novamente até que o tecido esteja cobrindo todo o elástico. Certifique-se de que o elástico não está enrolado dentro do tecido. Prenda com alfinetes e costure com ponto corrido na parte de cima e de baixo da cintura para prender bem o elástico.

Loading...

O que você precisa

  • Folha de papel
  • Caneta
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Tecido de malha (tipo lycra ou lycra bambu)
  • Giz para costura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura ou
  • Agulha
  • Linha
  • Faixa de elástico

Referências

Loading ...
Loading ...