on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cortar estruturas grossas de aço com um maçarico de corte

Atualizado em 21 novembro, 2016

Alguns metais devem ser cortados com um maçarico, caso eles não sejam propensos à oxidação. Por exemplo: cobre, alumínio e alguns aços inoxidáveis. Embora seja necessário tomar bastante cuidado no processo de corte térmico, quando se corta estruturas grossas de aço (como colunas) com um maçarico; o processo é rápido e eficiente. Além disso, as peças grossas de aço geralmente não são adequadas para serem cortadas com serras. A rigor, os cortes feitos com maçarico são semelhantes aos que se obtêm por meio de soldagem; o metal é aquecido até as partes se separarem por meio de amolecimento térmico. As estruturas mais grossas de aço geralmente são cortadas com um maçarico para corte de oxiacetileno.

Instruções

Geralmente é possível cortar estruturas metálicas grossas com maçaricos para corte de oxiacetileno (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Consulte o manual de instruções do maçarico para prepará-lo. Use o bico certo e verifique se todos os orifícios estão limpos, caso contrário os cortes não serão precisos (quando estão limpos, a chama que sai do maçarico é uniforme e não irregular). Prenda a peça que será cortada com sargentos ou a coloque presa numa morsa, caso ela não esteja fixa em algum lugar ou impossibilitada de ser movida.

    Loading...
  2. Abra a válvula do acetileno diretamente no maçarico e use o acendedor apropriado para acendê-lo, a chama deverá sair com uma cor alaranjada. Abra a válvula do oxigênio bem devagar, a chama ficará azul com um contorno branco um pouco azulado. Vá regulando a válvula do oxigênio até que a chama de corte saia do jeito certo.

  3. Aqueça a área de corte na peça, passando a chama do maçarico superficialmente de um lado para o outro. Aqueça um ponto específico para abrir o corte, até que ele fique com uma cor avermelhada brilhante. Depois comece a cortar imediatamente para evitar danificar o metal ou provocar ferimentos corporais. Incline o bico do maçarico, mantendo a chama distante do corpo para fazer cortes mais precisos.

Loading...

Dicas

  • As estruturas de aço, especialmente as com mais de 2,5 cm de espessura, devem ser preaquecidas com o maçarico antes de serem cortadas.

Aviso

  • Use equipamentos de segurança como máscara para cobrir o rosto ou alguma outra apropriada para proteger contra radiação ultravioleta e óculos para maçariqueiro. O olhos podem ficar feridos quando se acende um maçarico. Trabalhe em um local onde o metal quente, as centelhas e a escória não machuquem ninguém ou causem um incêndio. Use um acendedor de maçarico para acendê-lo. Pode ser perigoso fazer isso com isqueiros, porque provoca chamas perigosas e possivelmente calcina o maçarico.

O que você precisa

  • Máscara de solda/óculos de proteção (óculos para maçariqueiro)
  • Maçarico para corte de oxiacetileno (oxigênio acetileno)

Referências

Loading ...
Loading ...