Mais
×

Como cortar moedas de forma artística

Atualizado em 20 julho, 2017

Quase todos nós carregamos algum tipo de arte requintada em nossos bolsos todos os dias, mas nem sempre podemos apreciá-la. Dê uma olhada dentro dos seus bolsos e observe os belos desenhos em algumas das moedas. A arte do corte de moedas aumenta a beleza delas e é feita mais comumente através da remoção de material de fundo, para que seus desenhos possam destacar-se. Depois de ter aprendido a cortá-las, você pode tentar outros projetos, como fazer quebra-cabeças a partir de moedas, por exemplo. As moedas, depois de cortadas, podem ser usadas como joias, decoração ou exibidas como obras de arte em miniatura. Cortar moedas requer algumas ferramentas simples e mais cuidado e paciência que habilidades especiais.

Instruções

As imagens das moedas vão destacar-se de forma especial quando o fundo é removido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Cortando sua moeda

  1. Conecte o grampo de bancada à beira da sua superfície de trabalho usando ganchos de ferro, conforme necessário. A abertura em forma de V no grampo deve apontar em direção a você.

    O V no grampo deve estar em sua direção (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  2. Escolha sua moeda e determine qual parte do desenho vai ser retirada. Escolha moedas com uma imagem clara e um contorno simples para seus primeiros projetos. Lembre-se que você terá que deixar parte do desenho projetado tocando a borda da moeda. Se não for óbvio quais as partes você vai deixar tocar a borda, marque-as com um caneta de ponta fina.

    Tente decidir qual parte da imagem irá tocar as bordas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Coloque sua moeda no entalhe do grampo de bancada e perfure a parte da área do fundo. Tenha cuidado para evitar perfuração na imagem ou na borda da moeda. Se você tiver medo que moeda irá mover-se conforme você a furar, use outro grampo para ajudar a segurá-la. Remova todas as grandes áreas do fundo. Você poderá fazer isso com a broca. Faça um furo em cada seção de fundo.

    Cuidado para não deixar a moeda se mexer (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Coloque a lâmina de serra na extremidade inferior (alça) da serra. Certifique-se que os dentes estejam apontando para a alça e para fora da serra. Passe a lâmina através de um dos orifícios da moeda, de modo que a imagem permaneça voltada para o topo da serra. Instale a lâmina no topo da serra. Coloque a moeda sobre o entalhe do grampo da bancada e o pegador da serra embaixo do grampo da bancada.

    Cuidado ao utilizar a serra (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. Segure a alça serra em sua mão dominante e serre movendo a lâmina para cima e para baixo. Vire o metal, não a serra. Serre o fundo restante, deixando borda da moeda e o design intactos. Dependendo de onde sua imagem se junta a borda, você pode precisar desapertar a lâmina e recolocá-la através de um outro buraco.

    Cuidado ao manusear a serra (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

    Terminando

  1. Passe os dedos sobre ambas as superfícies da moeda várias vezes para verificar se há relevos ásperos ou rebarbas. Se você encontrar algum, pegue um pedaço de lixa muito fina e suavize as bordas cortadas. Use lixas progressivamente mais finas até que você não possa sentir nenhuma parte áspera. Tenha cuidado para não riscar a imagem projetada.

    Use lixas finas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. É hora de polir sua moeda usando um pano polidor.

    Use um pano adequado (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Decida como você vai exibir a moeda. Para usá-la ou pendurá-la, monte a moeda em um suporte de tamanho adequado, seguindo as instruções que o acompanham. Para a maioria das montagens, você vai colocar a moeda no suporte e, em seguida, apertar a parte superior juntamente com um alicate. Para um pingente de moeda, basta deslizar o suporte para a corrente. Para outras joias, você pode colocar outros acessórios para o pingente.

    Cuidado para não se machucar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dicas

  • Escolha uma moeda de baixo valor para sua primeira tentativa. Moedas de cinco centavos são boas para começar, porque seu teor de cobre irá torná-las fáceis de trabalhar. As moedas de prata também são fáceis de cortar, mas são muito mais caras.
  • Se você nunca usou uma serra de joalheiro antes, você pode querer praticar primeiro em uma chapa. Você pode comprar pedaços de metal em uma loja de hardware.
  • Tenha lâminas adicionais de serra por perto, porque elas são propensas a quebrar.

Aviso

  • Sempre que você estiver cortando metal, deve usar óculos de segurança ou óculos de proteção. Existe o perigo de que pequenos fragmentos de metal entrem em seus olhos.

O que você precisa

  • Um grapo de bancada
  • 2 a 3 ganchos de ferro (braçadeiras)
  • Moedas
  • Caneta de ponta fina (opcional)
  • Broca e pequenos pedaços (de 0,5 mm ou menores)
  • Serra de joalheiro e variadas lâminas finas (tamanho 1/0 e menor)
  • Lixa muito fina (tamanho 180 e outras mais finas)
  • Pano para polimento
  • Suporte de moeda para caber em sua própria moeda (opcional)
  • Alicates (conforme necessário, para montagem da moeda)
  • Artigos de joias (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article